Como revalidar o diploma de psicologia no Brasil em 2022

Revalidação de diploma estrangeiro de psicologia

Você cursou a sua graduação fora do Brasil e agora deseja revalidar o diploma de psicologia no Brasil para poder trabalhar?

 

Para muitos profissionais que escolheram estudar fora do Brasil é na hora de retornar ao Brasil que surge um grande desafio. Revalidar o Diploma.

 

Ainda mais se formos pesquisar nos sites oficiais, onde a informação é escassa e pouco clara. E na internet? São muitas informações e a maioria delas desatualizadas e contraditórias umas com as outras.

 

Para facilitar para você colega psicólogo eu escrevi esse artigo com todas as informações básicas que você precisa para revalidar o diploma de psicologia no Brasil em 2022. 

 

Não só isso, mas durante todo o conteúdo irei apresentar os erros que observamos nos nossos clientes cometendo quase que diariamente para que você não cometa também.

 

Fique comigo até o final desse conteúdo, pois você entenderá tudo sobre:

 

  1. Os primeiros passos são fundamentais.
  2. Qual a melhor forma de revalidação para o seu diploma?
  3. Quando posso começar a trabalhar?
  4. Dica do especialista
  5. Conclusão

1. Os primeiros passos são fundamentais.

Se você já leu algum artigo sobre revalidação de diploma estrangeiro neste blog, essa parte será um pouco repetitiva.

 

Ela não se refere especificamente ao curso de psicologia cursado no exterior, mas sim a pré requisitos para o processo de revalidação no Brasil, mas nem por isso deixamos de destacar os pontos de interesses do revalidantes psicólogos =)

 

Mas é muito importante tratarmos sobre a legalização dos documentos, pois essa é uma fase que nossos revalidantes erram e muito!

 

E aqui eu preciso que você entenda que os seus documentos estrangeiros não possuem validade automática no Brasil, para isso eles precisam passar por um procedimento de compatibilização com a nossa legislação.

 

Para isso, a primeira coisa a ser feita é ter esses documentos traduzidos, mas a lei determina que essa tradução seja feita por um órgão oficial, é a tradução juramentada.

 

Essa tradução pode ser feita em cartórios pelo tradutor juramentado, tem valores variantes a depender do seu Estado, mas se você quiser se aprofundar sobre isso eu escrevi um post completo só sobre o tema aqui

 

Obs: Não será necessário realizar a tradução juramentada se os seus documentos estiverem no idioma espanhol ou inglês.

 

Se você estiver nessa situação, significa que terá menos um custo.

 

Com os documentos traduzidos vamos para o segundo e último passo nessa fase de legalização de documentos.

 

O apostilamento.

 

O apostilamento é um certificado de autenticidade, criado como forma de facilitar a autenticação de documentos entre os países que assinaram a Convenção de Haia.

 

Para saber se o país em que você se formou faz parte da convenção basta clicar aqui.

 

O procedimento pode ser realizado diretamente no cartório e também possui valor variável de acordo com o seu Estado.

 

Uma ótima notícia é que o apostilamento pode ser realizado diretamente online, sem que você precise sair de casa.

 

Agora eu vou deixar aqui embaixo toda a relação de documentos que é necessário para revalidar o diploma de psicologia no Brasil em 2022:

 

I – cópia do diploma;

 

II – cópia do histórico escolar, contendo as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão;

 

III – projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;

 

IV – nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;

 

V – Informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação e desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação; e

 

VI – Reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, quando disponíveis e a critério do(a) requerente. § 1º O tempo de validade da documentação acadêmica de que trata este artigo deverá ser o mesmo adotado pela legislação brasileira.

 

VII – No caso de cursos ou programas ofertados em consórcios ou outros arranjos colaborativos entre diferentes instituições, o requerente deverá apresentar cópia da documentação que fundamenta a cooperação ou consórcio bem como a comprovação de eventuais apoios de agências de fomento internacionais ou nacionais ao projeto de colaboração.

 

VIII – No caso de dupla titulação obtida no exterior o requerente poderá solicitar o reconhecimento dos dois diplomas mediante a apresentação de cópia da documentação que comprove a existência do programa de dupla titulação bem como projeto pedagógico ou organização curricular que deu origem à dupla titulação.

 

Caso o país de origem do seu diploma não esteja contemplado entre o rol de países da convenção de haia recomendo buscar orientação especializada, pois os meios de autenticação variam de acordo com a lei do país.

2. Qual a melhor forma de revalidar o diploma de psicologia no Brasil?

Hoje o órgão responsável pela revalidação do curso de psicologia é o Carolina Bori, que é subordinado ao MEC, regulado por legislação própria e oferece um processo de revalidação mais transparente.

 

O processo de revalidação através do Carolina Bori é chamado de tramitação simplificada e é o que recomendamos para todos os nossos clientes por dois motivos: transparência e facilidade.

 

É transparente, pois possui legislação que detalha todos os procedimentos que devem ser feitos durante o processo, além de ter os limites descritos em lei.

 

Além disso, é o mais fácil, pois não exige do revalidante ter que realizar provas práticas ou teóricas.

 

Mesmo elencando esses pontos positivos da tramitação simplificada isso não quer dizer que você estará isenta de problemas, infelizmente presenciamos descumprimentos das leis, mas para isso é possível recorrer administrativamente a própria instituição ou judicialmente, em último caso.

Como funciona?

Ao escolher a tramitação simplificada será necessário indicar uma universidade que será responsável por conferir seus documentos e a compatibilidade entre o seu diploma e o brasileiro.

 

Recomendo que você escolha muito bem a universidade revalidante, principalmente em relação a compatibilidade entre a sua universidade e ela.

 

Pois essa instituição irá avaliar a compatibilidade de acordo com o curso que ela oferece, então caso os cursos sejam muito diferentes é possível que ocorra um indeferimento ou pedido de complementação.

 

Deste processo poderá ter quatro conclusões:

 

  • Pedido de retificação de algum documento;
  • Necessidade de complementação de horas;
  • Deferimento do pedido e diploma revalidado;
  • Indeferimento do pedido e diploma não revalidado.

A depender de como você escolher as suas chances podem aumentar ou reduzir, por isso pense estrategicamente!

3. Quando posso começar a trabalhar?

Ufa! Muita informação né?

 

Mas calma, pois já estamos quase terminando.

 

Com o diploma revalidado em mãos estamos a um passo de poder exercer a tão sonhada profissão e para isso você precisa se habilitar junto ao órgão regulador da profissão aqui no Brasil, que é o CRP (Conselho Regional de Psicologia).

 

O diploma revalidado é equiparado ao diploma emitido no Brasil em direitos e deveres, então é só pedir a sua habilitação junto ao CRP e você está apto a exercer a profissão.

 

Mas atenção!

 

Atente-se às exigências do código de ética brasileiro!

4. A dica da especialista

Conforme você pode observar o processo de revalidação apesar de ser simples, possui uma série de fases e nuances que pode se tornar bem complicado para quem não conhece de perto o processo.

 

Além disso, tenho percebido que no meio desse processo ocorrem ilegalidades que atrasam bastante a nossa vida.

 

Juntando isso à rotina do dia a dia, muitos erros são cometidos e o sonho de exercer a psicologia parece impossível.

 

E muitos vão te falar isso.

Por isso, a minha dica é no sentido de você pensar na possibilidade de procurar ajuda especializada através de um advogado especialista em revalidação de diploma estrangeiro.

 

Ele é o profissional que domina toda a parte técnica do processo e ainda possui experiência para evitar os principais erros que são cometidos.

 

Através de uma metodologia específica criada especialmente para o seu caso, toda essa burocracia é resolvida de forma leve e fácil.

5. Conclusão

Através deste conteúdo, você conseguiu entender melhor sobre toda a dinâmica envolvida para revalidar o diploma de psicologia no Brasil em 2022.

 

Além disso, você aprendeu o porquê das pessoas acharem que é impossível, principalmente por toda a burocracia envolvida.

 

Por outro lado, a calma e a experiência podem tornar toda essa transição mais fácil de ser superada. 

 

Por fim, eu te dei dicas de ouro de como uma assessoria preparada pode cuidar de tudo para você.

 

E aí, gostou do conteúdo? Conhece alguém que está na luta para conseguir revalidar o seu diploma estrangeiro no Brasil?

 

Então envie este conteúdo para a pessoa.

 

Às vezes o seu conhecido está com dúvidas e este conteúdo pode auxiliar.

 

Agora vou ficando por aqui.

 

Até a próxima 

5 2 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
13 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
josilaine elher
josilaine elher
1 ano atrás

Bom dia.Você saberia me dizer se eu conseguiria revalidar meu diploma de psicologia feito na Espanha a distancia? Li sobre o assunto e vi que o MEC nao autoriza oferecer essa carreira a distancia no Brasil

lara
lara
Responder a  Tamires Albieri
1 ano atrás

Olá Tamires tenho a mesma questao que a Josilaine Either, pois por estar em dúvida em me mudar de pais pretendo fazer o curso de psicologia a distancia na espanha, mas caso minha documentação atrase gostaria de ver a possibilidade de fazer a reavaliação do diploma aqui também para poder trabalhar a distancia no brasil quando for para espanha

Edileide
Edileide
1 ano atrás

Oi! Gostaria de saber se caso tiver mestrado e doutorado (feitos nos EUA) a validação segue o mesmo processo?

Tamires Albieri
Responder a  Edileide
1 ano atrás

Olá Edileide, tudo bem?

Em regras gerais é o mesmo procedimento, mas os requisitos documentais são diferentes.

Recomendo que entre em contato com a nossa consultoria para um acompanhamento exclusivo para a revalidação do seu diploma aqui no Brasil.

Para isso basta responder este comentário ou nos enviar uma mensagem via WhatsApp.

Grande abraço.

Adriana Moura
Adriana Moura
1 ano atrás

Boa tarde! Gostaria de ajuda na revalidação de diploma licenciatura e mestrado em Portugal, seria possível enviar o seu contacto telefónico e email? Obrigada

EVA
EVA
1 ano atrás

Boa tarde. Você saberia me dizer se eu conseguiria revalidar meu diploma de psicologia feito na Colômbia ?

Maria Isabel
Maria Isabel
9 meses atrás

Olá
Obrigada pela excelente matéria.
Gostaria de saber se é possível revalidar o diploma de licenciatura em psicologia de 3 anos de duração cursado em Portugal sendo que no Brasil a faculdade de psicologia tem 5 anos de duração. Tem que fazer cadeiras ou estágio complementar?
Moramos no sul do Brasil em Porto Alegre e também gostaria de saber qual a melhor universidade para solicitar a revalidação.

Janine
Janine
9 meses atrás

Olá. Estou pensando em iniciar psicologia na upap no PY, porém algumas pessoas dizem que não dá para revalidar no Brasil. Gostaria de saber se é possível?

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
13
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?