Olá se você tem interesse em revalidar o seu diploma na Espanha eu tenho novidade pra você.
Me chamo Tamires Albieri, sou advogada de direito internacional e especialista em revalidação de diploma estrangeiro, nosso processo de assessoramento já ajudou mais de 50 médicos e dentistas a exercerem a sua profissão na Espanha.
E a novidade que eu vou te trazer é que em fevereiro de 2024, o Ministério de Universidades lançou uma via expressa que acelerou o processo de revalidar o diploma na Espanha.
Antes as revalidações demoravam anos e agora temos casos de propostas que foram revalidadas em apenas dois meses, o que é um grande avanço em se tratando de burocracia.
Mas antes de falarmos sobre a via expressa, eu preciso te falar que há regras específicas e infelizmente não é para todo mundo. Então, se você quer saber como funciona a via expressa e se você está habilitada para revalidar o diploma na Espanha mais rápido fique comigo.
1- Como revalidar o diploma na Espanha pela via expressa?
A via expressa já era uma promessa de fevereiro de 2024, visto que o governo queria acelerar o processo de reconhecimento de profissionais qualificados na Espanha, mas durante bastante meses, ficou parada.
No entanto, desde julho de 2024, eu observei que alguns processos estavam saindo muito mais rápidos do que o convencional, na verdade saiam na metade do tempo.
Essa via expressa, por enquanto, é exclusiva para os profissionais que já tenham nacionalidade europeia. Aqui eu preciso destacar que a nacionalidade não precisa ser espanhola, mas sim de qualquer país componente da união europeia.
Uma outra dúvida que surge muito aqui no escritório e se quem já está com o processo de revalidação em curso, mas apresentou a documentação em 2022, 2023 ou mesmo ante de julho de 2024 e tem a cidadania espanhola já está participando dessa revalidação expressa.
Infelizmente, na prática não temos visto isso. Então a minha recomendação é que você aguarde, pois me parece que o Ministério de Universidades deverá resolver essa questão em breve.
Mas caso você tenha muita pressa é possível desistir do processo atual e protocolar um novo, sendo que será necessário arcar com os gastos novamente.
2- Como funciona o processo de revalidação?
A homologação de diplomas consiste no reconhecimento oficial de um título acadêmico estrangeiro pelo Ministério de Universidades da Espanha.
Esse processo permite que o diploma obtido no Brasil tenha validade no território espanhol, possibilitando que o profissional exerça sua atividade de forma legal.
3- Quem precisa homologar o diploma?
Profissionais de diversas áreas que desejam trabalhar na Espanha devem passar pela homologação de diploma, especialmente aqueles das áreas da saúde, engenharia, direito e educação.
A homologação é obrigatória para profissões regulamentadas no país, ou seja, aquelas que exigem formação acadêmica específica e registro profissional.
4- Documentação necessária
O processo de homologação exige uma série de documentos que devem ser apresentados ao Ministério de Universidades. Entre os principais documentos estão:
- Cópia do passaporte ou documento de identidade;
- Diploma original e sua cópia autenticada;
- Histórico escolar detalhado;
- Conteúdo programático das disciplinas cursadas;
- Comprovante de pagamento da taxa administrativa;
- Tradução juramentada de todos os documentos.
É importante verificar se a profissão desejada exige documentos adicionais ou exames específicos para a validação.
Para retirar esse dúvida fale com a nossa assessoria especializada.
5- Tempo de processamento e desafios
Em termos gerais o tempo para a conclusão do processo pode variar entre seis meses e dois anos, dependendo da complexidade da análise e da documentação apresentada, com a nova regra da revalidação expressa é possível revalidar em menos tempo entre dois e seis meses, mas mesmo assim não há regra definida.
Em relação a revalidar o diploma na Espanha pela via expressa, a forma de aplicar é a mesma, não muda a única diferença é que no formulário de aplicação, tem a opção de se declarar que você tem nacionalidade da União Europeia ou residência na Espanha para fazer jus a via expressa.
A minha especulação é que em 2025 o Ministério das Universidades crie dois processos para revalidar o diploma na Espanha. Um exclusivo para os profissionais cidadãos europeus e outro para os profissionais imigrantes. A necessidade ainda é grande e é necessário a imigração de médicos estrangeiros na Espanha independente da sua origem.
Mesmo que o tempo padrão para os médicos em geral seja alto, média de 22 meses, o processo de revalidar o diploma na Espanha ainda é muito atrativo pela qualidade de vida e por ser um processo muito transparente.
Se você é um profissional qualificado e gostaria de exercer a sua profissão na Espanha e precisa de ajuda, conta conosco.
Nossa assessoria especializada cuida de toda a burocracia e acompanha todo o processo para você evitar que você perca tempo e dinheiro no processo.
Gostou do conteúdo? Então encaminha para aquele seu colega que sonha com uma vida internacional, pois essa realidade está mais perto do que você imagina.