Como ser dentista na Espanha

como ser dentista na espanha

Nada nos traz mais segurança do que mudar de país e continuar exercendo a profissão que ama. 

Mudar para a Espanha e continuar sua carreira como dentista é mais do que uma conquista profissional — é uma oportunidade de viver em um país com alta qualidade de vida, rica cultura e proximidade com o Brasil.

Imagine poder aliar a valorização da sua profissão a uma rotina mais equilibrada, com segurança e bem-estar para você e sua família

Se você pretende trabalhar como dentista na Espanha é necessário entender como é o mercado no país, os salários e como funciona o processo de validação do diploma.

Assim como a Itália e Portugal, a Espanha possui o seu próprio processo de revalidação com as suas características e peculiaridades.

O que fazer para ser dentista na Espanha?

Antes de abordarmos a parte prática eu preciso que saiba que assim como no Brasil a profissão de dentista ou odontologia é regulada no país, portanto é necessário ter um diploma espanhol para exercer a profissão, e daí surgem duas possibilidades.

Se graduar como dentista em uma faculdade espanhola ou validar o diploma brasileiro na Espanha para trabalhar na área.

O curso de Odontologia é amplamente oferecido na Espanha: são doze faculdades públicas e dez faculdades privadas que têm esse curso de graduação no seu catálogo. O país além de uma qualidade de vida invejável também ostenta uma das melhores universidades quando o assunto é Odontologia, a Universidade de Granada.

Como validar o diploma brasileiro de dentista na Espanha?

Caso você já exerça a profissão no Brasil, é possível validar o diploma de dentista na Espanha.

O trâmite começa com o envio dos documentos do requerente ao Ministério de Universidades da Espanha. 

Isso pode ser feito diretamente no país, pelos Correios, ou desde o Brasil – nesse caso, a entrega dos documentos é feita em um dos Consulados da Espanha. 

Não é necessário estar morando na Espanha para solicitar a validação do diploma, e é o que eu recomendo para você, isso porque é comum ter problemas nessa fase de obtenção de documentos, então caso tenha problemas estar no Brasil vai facilitar muito a resolução.

Quais são os documentos necessários para ser dentista na Espanha?

Os documentos necessários para validar o diploma de dentista são:

  • Formulário com a solicitação de homologação;
  • Passaporte original e cópia autenticada;
  • Diploma de Odontologia brasileiro original e cópia autenticada com tradução juramentada feita na Espanha;
  • Histórico escolar do curso de Odontologia com tradução juramentada;
  • Conteúdo programático das disciplinas com tradução juramentada;
  • Certificado DELE de domínio da língua espanhola;
  • Pagamento da taxa.

Após o protocolo do pedido de homologação

Caso o Ministério da Educação espanhol conceda a homologação direta, o dentista pode fazer a inscrição no Colégio de Odontólogos (que é equivalente ao Conselho Regional de Odontologia no Brasil) e já pode exercer a profissão na Espanha.

Porém, na maioria dos casos, o parecer do Ministério de Universidades é pela concessão da homologação mediante a realização de provas. 

Nesse caso, é necessário apresentar a carta do Ministério de Universidades a uma universidade espanhola, se inscrever, realizar as provas e, caso seja aprovado, mandar os resultados para o Ministério da Educação para a receber a validação.

Se você precisa de ajuda para validar o seu diploma de dentista na Espanha, conheça a nossa assessoria exclusiva. São profissionais especializados em direito internacional com capacidade de te ajudar não somente com a homologação do diploma, mas também com questões de vistos e até cidadania.

Conclusão

Realizar o sonho de trabalhar como dentista na Espanha pode ser mais simples e seguro com a orientação certa. 

O processo de validação do diploma exige atenção aos detalhes e pode trazer desafios, mas você não precisa enfrentá-los sozinho.

Nossa assessoria exclusiva está pronta para te ajudar em cada etapa, desde a homologação do diploma até questões relacionadas a vistos e cidadania. 

Por exemplo, temos uma cliente que estava tentando fazer tudo sozinha, mas por conta das diligências do dia a dia profissional e social ela estava perdida. Com a nossa assessoria ela conseguiu revalidar o seu diploma em 01 ano.

Com a nossa expertise em direito internacional e foco no sucesso dos profissionais que confiam em nossos serviços, garantimos um suporte completo para que você conquiste a carreira internacional dos seus sonhos na Espanha no menor prazo possível, sempre priorizando a segurança e o seu contexto de vida.

5 1 Votar
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?