Como ser médico em Portugal?

Médicos portugueses na sala de cirurgia - como ser médico em Portugal.

Você é médico e está pensando em exercer a medicina em outro país? Saiba que Portugal tem sido o destino favorito dos brasileiros e não é à toa.

Além da facilidade de adquirir a cidadania portuguesa, a língua falada é praticamente a mesma, o que facilita e muito a transição.

O que você talvez não saiba é que é possível validar o seu diploma brasileiro em Portugal, dessa forma não é necessário fazer uma faculdade do zero exercer o seu ofício nas terras lusitanas.

Se você ficou interessado, então continue comigo, pois vou explicar todos os requisitos documentais, métodos de revalidação e o caminho que, na minha opinião, é o mais rápido e seguro para chegar lá.

Ainda te darei dicas de como evitar a maioria dos erros mais cometidos e te falarei das oportunidades de ser médico em Portugal.

Então, vamos lá!

1. Qual é o processo de reconhecimento de diplomas para ser médico em Portugal?

Antes de mais nada é importante destacar que a formação do médico português é diferente da realizada no Brasil, isso porque estamos tratando de países com sistemas de educação semelhantes mas não iguais.

Isso se dá em função da hegemonia de cada país, que é livre para estruturar seus sistemas de educação, leis e costumes da maneira que for melhor para o seu povo.

Fazendo um recorte para a área da educação há diferenças consideráveis como: carga horária, algumas especialidades são entendidas como mestrado em Portugal, os graus são medidos de formas diferentes. 

Então por isso, para ser médico em Portugal é necessário passar por um processo de equiparação dos diplomas.

Esse método é conhecido como reconhecimento de diploma estrangeiro e possui cinco modalidades que serão indicadas para casos específicos.

Como o objetivo deste artigo é tratar do processo de revalidação para quem quer exercer a medicina em Portugal, iremos nos concentrar no reconhecimento específico, que é aquele que dá direito a exercer a profissão no país lusitano.

O reconhecimento específico é realizado nos cursos de medicina das universidades portuguesas, onde é avaliado a compatibilidade entre o diploma brasileiro e o português.

É muito importante tomar cuidado no momento de escolha da universidade que fará o reconhecimento, pois há diferenças entre os cursos nas diferentes universidades portuguesas.

A escolha de um curso incompatível pode significar o indeferimento do seu pedido.

2. Como funciona o reconhecimento de diplomas para ser médico em Portugal?

O primeiro passo para quem deseja ser médico em Portugal é reunir a documentação necessária incluindo seu diploma de medicina, histórico escolar, certificado de registro médico no país de origem e outros documentos relevantes.

Com essa documentação apostilada, segundo as diretrizes da Convenção de Haia, ela será submetida a análise por uma escola de medicina, que irá verificar a compatibilidade entre as formações acadêmicas, após a análise poderão ser exarados três considerações:

  1. Reconhecimento aprovado e prova pública;
  2. Necessidade de complementação, onde o interessado deverá cursar um período variável em um dos cursos de medicina português.
  3. Necessidade de realização de provas teóricas e práticas.

Nesses casos, a escolha do curso pode reduzir e muito o risco de complementação de horas, mas isso depende muito de caso a caso, a depender da sua vida acadêmica você terá mais chances ou não de reconhecer o seu diploma de uma vez.

Recomendo sempre estar acompanhando de uma assessoria especializada, pois ela garantirá que você não cometa erros e  faça as melhores escolhas para o seu caso em específico.

Após ter o reconhecimento concluído é só solicitar o cadastro perante o órgão regulador da medicina em Portugal, que no caso é o Cemp.

Uma das dúvidas que sempre aparece é em relação às diferenças entre o diploma Português e o reconhecido.

Em relação a isso eu quero te tranquilizar, pois o seu diploma reconhecido irá gerar um novo diploma Português, não sendo possível então qualquer tipo de discriminação.

3. Quais são as vantagens de ser médico em Portugal?

Ser médico em Portugal oferece diversas vantagens, desde a qualidade de vida até a oportunidade de trabalhar em uma das melhores redes de saúde do mundo.

Uma grande oportunidade para os médicos em Portugal é a possibilidade de se especializarem em áreas específicas e desenvolverem a sua carreira de forma sólida e consistente.

A medicina em Portugal é altamente valorizada e respeitada, tanto pela população quanto pelo governo. 

Os médicos são bem remunerados e possuem condições de trabalho adequadas, o que aumenta a satisfação profissional e a qualidade do atendimento prestado.

Além disso, o sistema de saúde português é conhecido pela sua excelência e eficiência. Os médicos têm acesso a tecnologias de ponta e a recursos que permitem diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.

A oportunidade de especialização é outro grande atrativo para os médicos em Portugal. 

Existem diversas opções de cursos de pós-graduação e especialização em áreas como cardiologia, oncologia, neurologia e outras. 

Essa formação complementar permite que o médico se torne um especialista em sua área de atuação, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.

Em resumo, ser médico em Portugal é uma grande oportunidade para quem busca uma carreira sólida e bem remunerada, com acesso a recursos de ponta e a possibilidade de se especializar em áreas específicas.

Fora isso, ser médico em Portugal significa ser médico na Europa, pois devido a União Europeia o seu diploma português te habilita a concorrer a vagas em mais de 27 países.

Então, não é porque o seu processo de reconhecimento foi processado em Portugal que você estará limitado a trabalhar lá.

E para aqueles que querem consolidar a sua carreira no Brasil, ter um diploma europeu pode além de ser uma alternativa ser um motivo de valorização da sua mão de obra no Brasil.

Conclusão

Com este conteúdo, você entendeu como funciona o reconhecimento de diplomas brasileiro e Portugal.

E que esse processo te permite ser médico em Portugal.

Te contei que existem pelo menos cinco modos de fazer esse processo, mas para o seu caso somente dois se aplicam: reconhecimento específico e o de nível.

Mas tudo vai depender do seu histórico, da sua formação, atividade acadêmica e objetivos individuais.

Não é porque uma pessoa fez de um jeito que necessariamente aquele jeito será melhor para você, pois há uma incidência grande de condicionantes subjetivas no processo.

Mas não fique preocupado, nós do Albieri Advocacia possuímos um assessoria completa para te ajudar do início ao fim na realização de mais esse sonho.

E, aí, gostou do conteúdo?

Conhece alguém que gostaria de trabalhar na Europa?

Então, compartilhe esse artigo.

Você pode ajudar muita gente!

Fique ligado aqui no Blog do Albieri Advocacia, pois, frequentemente, produzimos materiais sobre a internacionalização de carreiras entre o Brasil e outros países.

Até a próxima! Um abraço.

5 1 Votar
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?