A mudança de um país para é sem dúvidas uma experiência inacreditável, o que não nos exime de ter preocupações.
E uma dessas preocupações é sobre o futuro da nossa profissão.
Nessa hora é comum surgirem dúvidas como:
- Será que eu vou precisar estudar tudo de novo?
- O meu diploma será aceito na Espanha?
- Como vou me registrar no órgão fiscalizador da minha profissão?
Todas essas dúvidas são pertinentes e nos causam ansiedade, mas todas são solucionadas pela validação de diploma.
Caso você ainda não saiba, o processo de validar o diploma de dentista na Espanha, é a atividade de equiparação entre o diploma brasileiro e o espanhol.
.
Você já ouviu falar nesse processo? Acha difícil por se tratar de um processo que acontece fora do Brasil?
Não se preocupe.
Apesar de parecer complicado, o processo de validar o diploma de dentista na Espanha é possível ser feito e pode integrar o Planejamento imigratório para a sua família.
Então, se você ficou curioso para saber como funciona a validação de diploma na Espanha e quais são seus benefícios, continue comigo neste conteúdo.
A seguir, você vai entender os seguintes tópicos:
- Como funciona o processo de validar o diploma de dentista na Espanha em 2023?
- Quais as vantagens de ser dentista na Espanha.
- Quem pode validar o diploma de dentista na Espanha.
- Conclusão.
1. Como funciona o processo de validar o diploma de dentista na Espanha em 2023?
Antes de mais nada eu preciso que você saiba que o órgão responsável pela validação do seu diploma na Espanha é o Ministero de Universidades, esse órgão será o responsável por ditar as regras do processo de validação.
Em segundo lugar é necessário verificar se há um curso espanhol com as mesmas características do brasileiro, em se tratando de odontologia fique tranquilo, pois é simples demonstrar essa equivalência.
Com essas duas informações podemos juntar as documentações exigidas, que são:
- – cópia autenticada do passaporte ou NIE
- – o preenchimento de um formulário oficial
- – cópia autenticada diploma
- – cópia autenticada do histórico escolar
- – programa de todas as disciplinas cursadas
- – comprovante do pagamento das taxas
- – certificado de competência linguística DELE (nível B2)
Toda essa documentação deve ser apostilada de acordo com as diretrizes da Convenção de Haia, a qual o Brasil faz parte e traduzida para o idioma espanhol através de tradução juramentada.
Obs: Aconselho que toda essa documentação seja reunida e formatada ainda no Brasil, pois você pagará mais barato em reais do que em euro e será mais fácil resolver em caso de um eventual problema.
Após ter o conhecimento de quem e onde será realizado o processo de validar o diploma de dentista na Espanha e estar com os documentos requeridos, chegou a hora de efetivamente dar início ao processo de validação/homologação.
Passo 01: Fazer a solicitação na Sede Electrónica de Educación
Passo 02: Reconhecimento de assinaturas e Apostila de Haia (faça ainda no Brasil e antes de dar entrada no processo)
Passo 03: Tradução oficial em espanhol (feito por tradutor juramentada)
Passo 04: Pagamento das taxas
As taxas variam de acordo com o grau de instrução, deixarei aqui embaixo uma tabela constando o valor para cada nível de formação.
Títulos Técnicos | 49,76 euros |
Títulos de Bacharel | 49,76 euros |
Solicitação de validação para cursos ou módulos de espanhol nível não universitário | 24,88 euros |
Requerimento de reconhecimento de títulos de Ensino Superior Artístico ou Mestrado em Educação Artística | 166,50 euros |
É muito importante escolher corretamente qual a categoria o seu curso pertence, pois um erro aqui significa um indeferimento do seu pedido sem restituição de taxas e pior! Com perda de tempo.
Após passar por todas as fases do processo de validar o diploma de dentista na Espanha são possíveis três tipos de parecer:
- Revalidação deferida;
- Necessidade de complementação de horas curriculares; e
- Indeferimento.
Nos casos em que a revalidação é deferida você terá quase tudo que é necessário para trabalhar como dentista não só na Espanha, mas em toda Europa, mas ainda faltará a inscrição no órgão regulador da sua profissão.
Quando há a necessidade de complementação de horas curriculares significa que as suas horas de atividades acadêmicas são insuficientes em comparação com a formação espanhola e para suprir isso há duas opções: cumprir essas horas em alguma universidades espanhola ou apresentar um certificado acadêmico que supra essas horas.
Nos casos de indeferimento é importante verificar a causa do indeferimento e se foi ocasionado por alguma ilegalidade, por isso é sempre importante ter a ajuda de um profissional.
2- Quais as vantagens de ser dentista na Espanha?
2.1 Valorização do seu diploma de odontologia
É inegável o prestígio de profissionais que tenham se formado ou especializado no exterior, o que torna a percepção de autoridade elevada.
Esses profissionais se tornam mais desejados e consequentemente costumam receber salários melhores.
Se você gostaria de receber melhores salários e ser mais valorizado, saiba que esse é um efeito colateral da validação do diploma na Espanha.
2.2 Ser dentista na Espanha é ser dentista na Europa
Após ter o seu diploma reconhecido será possível e muito mais fácil reconhecer o seu diploma nos demais países europeus, isso quando for cobrado.
Pois a maioria das vagas, inclusive as boas, exige que o profissional apenas tenha o diploma reconhecido em algum país da União Européia, dessa forma você já terá cumprido esse requisito e poderá suprir a vaga.
Outro fato que eu gostaria de destacar para você é que o seu trabalho na Espanha não invalida a possibilidade você continuar gerindo a sua clínica no Brasil, atividade essa muito comum aos dentistas.
Além desses benefícios, ser dentista na Espanha é ter liberdade geográfica, pois a Espanha pode abrir portas para toda a Europa.
3. Quem pode validar o diploma de dentista na Espanha?
Todo dentista brasileiro tem direito de tentar validar o diploma de dentista na Espanha.
Quanto maior for o seu conhecimento sobre cada fase do processo e os problemas que eventualmente podem acontecer, maiores são as suas chances de sucesso.
Então, é importante tirar um tempo para estudar a fundo como funciona o processo, documentações necessárias e as legalizações exigidas.
Encare o processo de validação como um investimento, seja para valorizar a sua carreira, ter acesso a oportunidades de ganhar em euro ou mesmo uma alternativa de aposentadoria.
Visto que o Brasil é considerado um dos piores países para se aposentar.
Importante: O pedido de validação na Espanha não te impede de tentar em outros países.
Também entendo que estudar o processo de validação se funda ao ponto de saber todos os detalhes, enquanto há clientes, família e problemas reais acontecendo possa ser uma missão difícil de ser gerida.
Por isso, é importante conversar com um advogado especialista na área e verificar todas as possibilidades e estratégias.
4. Conclusão
Com este conteúdo, você teve uma noção maior sobre do que se trata o processo de validar o diploma de dentista na Espanha em 2023
Basicamente, você entendeu que se trata de um processo de equiparação entre os dois diplomas.
Além disso, mostrei quais são as vantagens de você ter um diploma homologado na Espanha.
Veja que uma das vantagens mais importantes é a liberdade, que traz muitas possibilidades para você e sua família em toda a Europa.
Apesar de ser um processo e parecer complexo, comentei que essa é algo viável se você está pensando em internacionalizar e investir na sua carreira.
Converse com seu advogado especialista em validação de diploma na Espanha para verificar se o processo de validação é uma opção benéfica para o seu caso.
Conhece alguém que está com dúvidas sobre o assunto?
Então, compartilhe esse conteúdo via WhatsApp.
Com certeza, vai ajudar muito.
Até o próximo conteúdo.
Um abraço!