Entenda como revalidar o diploma argentino no Brasil em 2022.

diploma argentino revalidado

Com o aumento do custo de vida no Brasil, muitos estudantes têm buscado alternativas para conseguirem o tão sonhado diploma.

 

Uma boa alternativa para quem não quer ficar muito longe de casa é estudar em outro país dentro da América do Sul.

 

Dentre as opções uma das mais cômodas é a Argentina, nossos vizinhos  possuem boa receptividade, nossa moeda é valorizada frente a moeda argentina e idioma similar.

 

Após a conclusão do curso e o retorno para o Brasil surge a grande dúvida: como funciona a revalidação de diploma argentino no Brasil?

 

  • Por onde eu começo?
  • Quais são os documentos necessários?
  • Como aumentar a minha chance de sucesso?
  • Eu preciso de uma assessoria para revalidar o meu diploma argentino no Brasil?

Todas essas são perguntas comuns que recebemos no nosso dia a dia no direito internacional.

 

Existe muito conteúdo na internet, mas a maioria está desatualizado e equivocado, portanto cuidado!

 

Por isso, escrevi esse conteúdo, para que assim você aprenda de verdade, e retire definitivamente todas as suas dúvidas.

 

Vamos então para os seguintes tópicos:

1. Por onde eu começo?

A revalidação do diploma argentino não é impossível, mas está longe de ser uma tarefa das mais fáceis, é necessário entender sobre as 3 principais formas de revalidar o diploma, escolher a correta, estar com a documentação ajustada e ser estratégico.

 

A primeira coisa que aconselho é escolher a forma de revalidação correta, é o que aplicamos para todos nossos clientes e com isso elevamos, e muito, a chance de sucesso.

 

Dentre as formas possíveis temos: 

  • Arcosul
  • Revalidação Simplificada
  • Revalidação por edital

Para tomar a melhor decisão irei te explicar cada uma delas.

1.1 Arcu-sul

O Arcu-sul é um método de revalidação exclusivo para os países que fazem parte do Mercosul, que são : Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela e Bolívia.

 

Dessa forma o estudante que tiver estudado em alguma universidade com curso acreditado pelo Mercosul, poderá participar da revalidação pelo Arcu-sul, que na minha opinião é o mais vantajoso para você.

 

Pois é um sistema de revalidação rápido, barato e que para a maioria dos cursos não precisa de realização de provas de nivelamento.

 

Mas atenção! Não é porque você estudou em uma universidade na Argentina que o seu diploma poderá ser revalidado pelo Arcu-sul, além disso é necessário que o seu curso seja acreditado.

 

Tudo bem Tamires, mas como eu vejo isso?

 

Para verificar se o seu curso é acreditado para o sistema de revalidação arcu-sul basta clicar aqui.

 

Caso o seu curso seja acreditado, basta procurar por uma universidade brasileira que seja habilitada para fazer a revalidação do diploma argentino por este sistema.

 

Lembre-se que existem algumas armadilhas bem comuns nesse processo, como:

 

  • Escolher a universidade mais próxima da sua casa, sem levar em conta o histórico de revalidação;
  • Escolher a mesma universidade que um amigo conseguiu a homologação;
  • Não observar o histórico de revalidação daquela universidade.

Nós procuramos sempre orientar os nossos clientes para que maximizem as chances de uma revalidação bem sucedida e em alguns casos conseguimos reverter, mas nem sempre é possível.

 

Agora que você já tem um panorama geral sobre o Arcu-sul, iremos conhecer a revalidação simplificada.

1.2 Tramitação Simplificada

A tramitação simplificada é regulada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), possui portal próprio e é o método mais transparente para a revalidação de diplomas estrangeiros.

 

Esse tipo de revalidação tem esse nome, pois ele consiste de uma verificação de documentos e compatibilidade entre a sua graduação e os cursos no Brasil.

 

Porém possui uma desvantagem de não ser aplicado para os cursos de medicina, pois a revalidação de diploma médico prescinde de provas teóricas e práticas.

 

Essa revalidação é composta das seguintes fases:

 

  • Preparação da documentação
  • Solicitação de revalidação no Portal Carolina Bori
  • Deliberação interna da comissão de revalidação
  • Retirada do diploma revalidado

A tramitação simplificada serve tanto para revalidação de diplomas de graduação, como de pós-graduação stricto e lato sensu.

 

Importante: Apesar de haver restrição para a revalidação de diploma de medicina pela tramitação simplificada, essa restrição é só para os diplomas de graduação, em relação à pós-graduação é possível revalidar pela tramitação simplificada.

1.3 A revalidação por edital

A revalidação por edital é aquela oferecida por universidades que possuam vagas para que estudantes estrangeiros possam validar ou se necessário complementar a carga horária para ter o seu diploma equiparado no Brasil.

 

Apesar de raro, é mais uma oportunidade para graduados na Argentina possam exercer a sua profissão no Brasil.

 

Para isso é necessário ficar de olho nos editais das universidades e nos requisitos.

 

Uma dica: Cumprir com exatidão os requisitos documentais, pois esse é um dos principais motivos para reprovação aqui no Brasil.

2. Quais são os documentos necessários ?

Existe uma série de documentos que deverá constar, obrigatoriamente, no seu pedido de revalidação de diploma argentino.

 

A depender da forma de revalidação que você escolheu essa lista de documentos pode sofrer uma pequena mudança, mas em síntese os documentos que você precisará são esses:

 

  • I – cópia do diploma;
  • II – cópia do histórico escolar, contendo as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão;
  • III – projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
  • IV – nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
  • V – informações institucionais, ; e
  • VI – reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, 
  • VII – No caso de cursos ou programas ofertados em consórcios ou outros arranjos colaborativos entre diferentes instituições, o requerente deverá apresentar cópia da documentação que fundamenta a cooperação ou consórcio bem como a comprovação de eventuais apoios de agências de fomento internacionais ou nacionais ao projeto de colaboração.
  • VIII – No caso de dupla titulação obtida no exterior o requerente poderá solicitar o reconhecimento dos dois diplomas mediante a apresentação de cópia da documentação que comprove a existência do programa de dupla titulação bem como projeto pedagógico ou organização curricular que deu origem à dupla titulação.

Para facilitar eu preparei um post com todas as informações sobre documentos necessários que você precisa saber, basta clicar aqui.

 

Mas se a sua solicitação for de equiparação de diploma de pós-graduação, então você precisará de outros documentos.

 

I – cadastro contendo os dados pessoais e, quando for o caso, informações acerca de vinculação institucional que mantenha no Brasil;

 

II – cópia do diploma devidamente registrado pela instituição responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem e;

 

III – exemplar da tese ou dissertação com registro de aprovação da banca examinadora, com cópia em arquivo digital em formato compatível, acompanhada dos seguintes documentos:

 

  • ata ou documento oficial da instituição de origem, contendo a data da defesa, se for o caso, o título do trabalho, a sua aprovação e conceitos outorgados; e
  • nomes dos participantes da banca examinadora, se for o caso, e do(a) orientador(a) acompanhados dos respectivos currículos resumidos;
  • Caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese, deve o aluno anexar documento emitido e autenticado pela instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação de qualidade da tese ou dissertação adotados pela instituição (inclusive avaliação cega emitida por parecerista externo).

IV – cópia do histórico escolar, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando a frequência e o resultado das avaliações em cada disciplina;

 

V – descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas, estágios e cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a(s) autoria (s), o nome do periódico e a data da publicação e/ou nome e local dos eventos científicos onde os trabalhos foram apresentados;

 

VI – resultados da avaliação externa do curso ou programa de pós-graduação da instituição, quando houver e tiver sido realizada por instituições públicas ou devidamente acreditadas no país de origem, e outras informações existentes acerca da reputação do programa indicadas em documentos, relatórios ou reportagens.

 

Uma dica que ninguém te conta é que os diplomas oriundos da Argentina não precisam passar pela tradução juramentada, legal né? Só aí já temos uma bela economia. hehehe

 

Porém, é obrigatório o apostilamento segundo as diretrizes da convenção de Haia.

4. Como aumentar a minha chance de sucesso?

Agora que você já entendeu como funciona cada tipo de revalidação e já deve ter escolhido o que melhor se encaixa para o seu caso, acertei?

 

Preparei para você três dicas matadoras, que irão aumentar as suas chances de sucesso e minimizar as chances de erro.

 

Todas essas dicas são produto de anos atuando na área e percebendo onde nossos clientes mais erram.

4.1 Cuidado com os documentos

Essa é a causa campeã para gerar problemas na hora de revalidar o diploma.

 

Por mais que o diploma argentino não precise ser traduzido, é necessário que ele cumpra as demais formalidades e requisitos.

 

Além disso, alguns desses documentos são muito específicos e algumas universidades argentinas não têm o costume de emiti-los.

 

Então o meu conselho é que fundamente muito bem o pedido do seu documento, para que ele chegue correto e você não perca mais tempo.

 

Quer um exemplo?

 

Tivemos um cliente que chegou no escritório e estava com muita dificuldade em obter a nominata e titulação dos professores componentes do quadro de disciplinas que ele havia cursado.

 

O documento chegava de várias maneiras, mas nunca completo! E o resultado? Sempre indeferido com pedido de complementação.

 

Ajustamos o pedido, explicando como que o documento tinha que ser feito e assim finalmente a universidade nos mandou o documento correto.

4.2 Não escolha a universidade por indicação ou por proximidade com a sua residência.

Muitos graduados escolhem a universidade revalidante pela proximidade com a sua residência, por acharem que será mais fácil, mas essa facilidade pode custar muito caro.

 

A revalidação de diploma argentino deve ser encarado com olhar estratégico, dessa forma outros fatores devem ser observados, como:

 

  • Taxa de revalidação bem sucedida;
  • Grade curricular do curso brasileiro em comparação com o seu;
  • Prazo que a universidade costuma terminar a revalidação.

A revalidação é polifásica e complexa, escolher apenas por questões de comodidade pode te trazer muita dor de cabeça!

4.3. Não analisar a grade curricular do curso equivalente ao seu pode se traduzir em indeferimento.

Ao escolher uma universidade revalidante se preocupe se a carga horária desse curso é equivalente ao seu.

 

Se por exemplo: o seu curso de psicologia tem a duração de quatro anos e o da universidade que você escolher é de cinco anos, isso significa que muito provavelmente você terá que fazer uma complementação de grade.

 

Agora, se você escolher uma com grade equivalente, ou que seja muito semelhante, é possível que a complementação seja pequena ou que nem precise fazer. 

 

Entendeu a diferença?

5. Eu preciso de uma assessoria para revalidar o meu diploma argentino no Brasil?

Uma assessoria especializada em certificação de diploma estrangeiro e seus procedimentos poderá atuar de forma personalizada com a reunião de documentos necessários, acompanhamento de todo processo, elaboração de recursos e outras ações necessárias para garantir a revalidação do seu diploma de forma rápida e segura.

 

A assessoria não é um gasto, mas sim uma economia de dinheiro. Imagine você ter que arcar com um processo que denegue o seu direito a exercer a sua profissão ?!

 

Lhe garanto que sairá bem mais barato contratar uma profissional que resolva o seu caso!

 

Com a assessoria para revalidação de diploma argentino, você irá poupar muito o seu tempo, já que terá a possibilidade de recorrer de uma negativa da instituição julgadora, além de não se preocupar em juntar toda a documentação, já que ela fará isso pra você. Garantindo que o que você está fazendo está correto.

 

Isso realmente é o que de maior valor você pode ter, de não precisar se preocupar com tantos procedimentos.

 

Sem falar que você não precisará separar um tempo para fazer todo o procedimento de pedido, defesa, planejamento, você não precisará se preocupar, nem mesmo ter o transtorno de pesquisar sobre alguma documentação e menos ainda terá que pensar em como vai se defender.

 

E se você não contratar o profissional especializado, você irá estar correndo riscos quanto ao seu direito, podendo até perdê-lo.

Certamente fazer a própria defesa é um dos maiores índices de indeferimento dos recursos negativos. 

 

Existem formas melhores de se defender que poderão te ajudar na hora de se revalidar o diploma argentino com o mínimo de segurança.

 

Pense a respeito!

6. Conclusão

Com este conteúdo, você ficou por dentro de como funciona o processo de revalidação de diploma argentino no Brasil.

 

Inicialmente, eu expliquei como funcionam os diferentes tipos de revalidação de diplomas argentino no Brasil.

 

Além disso, ensinei quais são os benefícios de cada um para que assim você possa tomar uma decisão mais segura.

 

Por fim, ajudei você a entender fatores simples, mas que podem te ajudar muito no caminho para o deferimento.

 

Ufa, foi um artigo grande. Mas faça a leitura quantas vezes você achar necessário.

 

Ah, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo, no Whatsapp, com conhecidos que precisam saber destas informações. Ok?

 

Agora, eu fico por aqui.

 

Um abraço! Até a próxima.

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?