Diploma brasileiro vale em Portugal?

Você sabia que o diploma brasileiro vale em Portugal?

Diploma brasileiro vale em Portugal? Já se perguntou isso? Para quem tem o sonho de ir morar na Europa e ter acesso a uma qualidade de vida e segurança superior à oferecida no Brasil, surgem logo algumas dúvidas.

E uma delas é em relação ao emprego.

Se você possui formação no Brasil, será que será necessário cursar uma nova faculdade ou será que o seu diploma brasileiro vale em Portugal?

Antes de começar o conteúdo propriamente dito eu preciso te informar que sim o diploma brasileiro vale em Portugal, mas essa validade não é automática.

Como estamos falando de dois países que possuem leis e soberania própria é de se esperar que haja diferença entre as formações acadêmicas em cada país.

Por conta disso, o seu diploma passará por um processo de reconhecimento de diploma brasileiro em Portugal. 

Esse processo de reconhecimento irá julgar a compatibilidade entre o diploma brasileiro e o portugues, de forma a determinar se eles são compatíveis e podem ser equiparados.

Mas por onde começar? Precisarei ir a Portugal? Quais são os documentos?

Para responder essas questões eu preparei esse conteúdo onde abordaremos os seguintes tópicos:

  • Quais os documentos necessários para iniciar o processo?
  • Qual é a entidade responsável pelo reconhecimento de diplomas em Portugal?
  • Quanto tempo leva o processo de reconhecimento?
  • O reconhecimento é obrigatório para trabalhar em Portugal?
  • O reconhecimento do diploma é válido em todo o território português?
  • Conclusão.

1. Quais os documentos necessários para iniciar o processo?

Os documentos necessários para iniciar o processo de reconhecimento de um diploma brasileiro em Portugal incluem:

  • Cópia autenticada do diploma
  • Cópia autenticada do histórico escolar
  • Cópia autenticada do documento de identificação
  • Cópia autenticada do trabalho de conclusão de curso
  • Nominata da equipe docente
  • Cópia autenticada do ementário de matérias cursadas constando os graus obtidos e a carga horária dos cursos
  • Comprovante de pagamento das taxas
  • Apostilamento dos documentos

É importante ressaltar que o processo de reconhecimento do diploma brasileiro em Portugal possui pelo menos cinco variações, que podem ser escolhidas de acordo com os seus objetivos.

Por isso, é recomendado ter um auxílio de um profissional habilitado e especializado na área para te ajudar a escolher o que é mais indicado para o seu momento.

Além disso, destaco que todos esses documentos precisam estar apostilados segundo as diretrizes da Convenção de Haia, esse apostilamento é um certificado de veracidade e validade dos seus documentos no âmbito dos países signatários da Convenção de Haia, do qual o Brasil e Portugal fazem parte.

Pode parecer mais uma burocracia desnecessária, mas antes da institucionalização do apostilamento de Haia cada país tinha os seus requisitos próprios de apuração de veracidade de documentos, o que causava muita confusão!

Em relação à tradução juramentada, se tratando de dois países falantes da língua portuguesa não se faz necessário a tradução.

2. Qual é a entidade responsável pelo reconhecimento de diplomas em Portugal?

A entidade responsável pelo reconhecimento de diplomas em Portugal é a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A DGES é um órgão do Ministério da Educação que tem como função avaliar e reconhecer diplomas estrangeiros para efeitos de estudo ou trabalho em Portugal.

Apesar da DGES coordenar o processo de reconhecimento do seu diploma em Portugal, ele não é o responsável por fazer a equiparação propriamente dita.

Explico.

O reconhecimento será realizado por uma universidade portuguesa que ofereça o mesmo curso que você quer reconhecer, mas de acordo com as suas atividades.

Nesse momento é necessário uma visão estratégica, pois dentre o corpo de universidades portuguesas que irão analisar o seu diploma existem aquelas que possuem mais afinidade com o seu curso ou não.

Isso impacta diretamente nas suas chances de obter um parecer favorável ou não.

Nesse momento todos os fatores são importantes, posso citar alguns como exemplo:

  • Carga Horária;
  • Conceituação mínima para aprovação;
  • Grade de disciplinas;
  • Obrigatoriedade de Trabalho de Conclusão de cursos; e 
  • etc

3. Quanto tempo leva o processo de reconhecimento?

O processo de reconhecimento de diplomas pode levar de 6 meses  a 1 ano para ser concluído, dependendo da complexidade do processo e do volume de documentos a serem analisados. 

Mas esse prazo não é uma regra, há casos que vão demorar mais e outros menos, isso depende da situação em que está o país, número de vagas e da documentação a ser analisada.

Atualmente, os prazos estão muito extensos pela crescente demanda de interessados no processo, mas ainda é muito possível de se obter sucesso no procedimento.

É importante lembrar que o processo pode levar mais tempo se houver necessidade de solicitação de documentos que deveriam ter sido apresentados no momento da solicitação do pedido e não o foram.

4. O reconhecimento é obrigatório para trabalhar em Portugal?

Sim, o reconhecimento de diplomas é obrigatório para quem deseja exercer uma profissão regulamentada em Portugal. 

Profissões regulamentadas são aquelas que exigem uma formação específica e são reguladas por ordens ou associações profissionais.

Por exemplo, para exercer a profissão de dentista em Portugal, é necessário ter cadastro no órgão regulador dos dentistas no país.

A mesma coisa é aplicada para os veterinários, advogados e etc que possuem órgão regulador em Portugal.

Então, podemos concluir que após o processo de reconhecimento e depois de ter garantido que o seu diploma brasileiro vale em Portugal é necessário fazer o cadastro junto ao órgão regulador.

Nesse momento você pode estar se perguntando se existe diferença entre o diploma reconhecido em Portugal e o Brasileiro. Em relação a isso você pode ficar tranquilo, pois após passar pelo processo de reconhecimento o seu diploma terá todos os direitos e garantias de um diploma portugues definitivamente.

5. O reconhecimento do diploma é válido em todo o território português?

Sim, o reconhecimento de diplomas é válido em todo o território português. Uma vez reconhecido, o diploma passa a ter os mesmos efeitos de um diploma emitido por uma instituição portuguesa.

Um outro benefício que ninguém fala é que após passar pelo reconhecimento e garantir que o diploma brasileiro vale em Portugal, ele não somente será válido na terra lusitana, mas em toda a Europa.

Com isso, é possível exercer a sua profissão em outros países e se candidatar para vagas que não requeiram que o diploma seja reconhecido naquele país em específico.

6. Conclusão

O diploma brasileiro vale em Portugal, mas desde que passa pelo processo de reconhecimento de diploma.

Ou seja, que passe por um processo que avalie a compatibilidade entre a formação brasileira e a portuguesa.

Neste conteúdo, portanto, abordei sobre os documentos necessários, a entidade responsável e te dei dicas preciosas de como evitar os principais erros na hora de reconhecer o seu diploma.

Além disso, te dei a dica que é possível trabalhar em outros países com o seu diploma reconhecido, isso porque Portugal participa do bloco econômico da União Europeia, que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros.

Também destaquei que uma vez que seu diploma foi reconhecido, ele não poderá ser revogado e nem discriminado, pois ele te dá os mesmos direitos de quem fez uma formação do zero em Portugal.

Para ajudá-lo, a melhor sugestão é que você contrate um advogado especialista na área, que entenda e faça o seu Plano de reconhecimento de diploma.

Desta maneira, você saberá qual é a melhor regra para o seu caso específico.

Espero que este conteúdo tenha feito você entender melhor quais são as suas próprias opções para realizar o seu sonho ainda em 2023.

Conhece alguém que está na mesma situação? 

Então, compartilhe esse conteúdo.

Você pode ajudar muita gente.

Agora, vou ficando por aqui.

Um abraço! Até a próxima.

5 3 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?