Médico brasileiro pode trabalhar na Espanha?

Médico brasileiro pode trabalhar na Espanha

Uma das perguntas que mais recebemos pelos nossos clientes aqui do Albieri advocacia é: “Médico brasileiro pode trabalhar na Espanha?”. 

Quando a maioria dos médicos pensa em uma carreira internacional, as dúvidas  vêm logo à tona – o que é super compreensível, pois estamos falando de uma mudança de vida 360 graus.

Portanto, se você sonha com uma carreira internacional, tem dúvidas sobre  o caminho mais seguro para você e sua família , preparei este artigo para responder seus questionamentos.  

Nos próximos tópicos, você vai entender como funciona o processo que o médico brasileiro tem que passar para trabalhar na Espanha.

O que eu posso te adiantar é que todo esse processo pode e deve ser iniciado ainda no Brasil e que você não vai precisar frequentar novamente os bancos escolares. 

Saiba mais sobre: Como validar o diploma de medicina na Espanha.

1. Como funciona o processo de validação de diploma médico na Espanha?

O processo de validação de diploma médico na Espanha consiste em um processo de reconhecimento da sua trajetória acadêmica no Brasil,

Esse processo existe, pois cada país possui diretrizes próprias de ensino, carga horária, graus de aprovação específicos, então para você trabalhar na Espanha como médico é exigido um diploma espanhol ou um reconhecido.

Antes de mais nada eu preciso que você entenda que o órgão que irá analisar sua vida acadêmica é o Ministério da Educação espanhol.

Por mais que em um primeiro momento possa parecer um sonho distante, eu te garanto que você está mais perto do que imagina.

Isso porque a primeira fase que consiste na reunião de documentos e suas formalizações já pode ser iniciada desde já, com os documentos que você já possui e sem a necessidade de viajar para a Espanha.

Na Espanha, diferentemente da Itália existem duas formas de dar validade ao diploma brasileiro: a equivalência e a homologação.

Na primeira o profissional terá garantido os efeitos do seu diploma equivalente em relação a um espanhol, contudo, essa equivalência é somente para fins acadêmicos, não podendo assim o médico exercer a medicina.

Já a homologação é direcionada para quem deseja realmente trabalhar na Espanha.

Saiba mais em: Médico brasileiro pode exercer medicina na Itália?

Com essa diferença esclarecida, podemos seguir para o próximo passo prático.

1.1 Reunião de documentos necessários

Essa fase é importantíssima, pois aqui mesmo que os documentos não sejam os mais difíceis de se obter, você precisará encaminhar exatamente na forma que a instituição espanhola exige.

Para isso, será necessário que os documentos estejam apostilados segundo a diretriz internacional de Haia e traduzidos por um tradutor juramentado.

Após entendido isso, os documentos que você deve reunir são:

  1. Documento de identificação com foto;
  2. Diploma cujo reconhecimento é requerido ou o certificado que aprova a sua emissão e, se for caso disso, a correspondente tradução oficial.
  3. Certificação académica dos estudos realizados para a obtenção do grau, que inclui, entre outras coisas, a duração oficial em anos lectivos do currículo seguido, as disciplinas cursadas e a carga horária total de cada uma delas, expressa em horas ou créditos ECTS (europeus) e, se for caso disso, a tradução oficial correspondente.
  4. Comprovação linguística de nível B2 ou superior.
  5.  Declaração responsável em que o interessado declara a veracidade dos dados fornecidos
  6. Caso a sua requisição tenha data de mais de 6 anos desde a emissão do seu diploma será necessário juntar documentos comprobatórios de exercício da profissão de pelo menos 3 dos últimos 5 anos.

1.2. Aguardar a manifestação do Ministério da educação espanhol.

Após enviar todos os documentos você vai precisar aguardar o processamento da sua solicitação pelo Ministério da educação espanhol.

Essa manifestação demora cerca de 6 meses, e pode ter os seguintes resultados:

  • o Ministério da Educação e Formação Profissional solicita alguns documentos adicionais, para ajudar na análise do seu caso;
  • o Ministério nega a solicitação. Mas, é verdade que, na maioria dos casos, o Ministério solicita documentos adicionais para que o candidato à Homologação do diploma de médico na Espanha possa ajustar o processo;
  • o Ministério solicita provas complementárias para conceder a resolução favorável, por isso, é muito importante pedir orientação sobre a documentação necessária. Em alguns casos, a documentação mínima não é suficiente;
  • Quando o Ministério emite a resolução favorável do seu caso.

Com a resolução favorável em mãos você estará apto a se inscrever no conselho profissional correspondente de alguma província espanhola.

Você pode escolher onde deseja se inscrever, ou seja, em que província você vai ter o seu registro como médico na Espanha.

Com isso, você estará habilitado para o exercício da profissão no país como médico generalista de forma igualitária aos profissionais que possuem um título espanhol.

Lembrando que a Espanha faz parte da União Europeia, portanto existe a possibilidade de trabalhar em qualquer país que faça parte do bloco econômico, desde que se comprove o exercício de três anos de experiência no país revalidante.

2. Como o Albieri advocacia pode te ajudar?

Se o seu objetivo era descobrir se o médico brasileiro pode trabalhar na Espanha você descobriu que a homologação de diplomas é o melhor caminho para você.

Nossa assessoria é especializada em garantir que você não tenha nenhum problema dentro das fases, além disso possuímos expertise em revalidação de diploma em Portugal, Itália e no Brasil.

Dependendo dos seus objetivos um processo de validação pode ser mais interessante do que o outro, portanto todas as nossas soluções são personalizadas, pensando sempre na maior segurança para a sua família.

Pense como um investimento para você e sua família, que em um  momento de necessidade pode ser uma baita alternativa.

Uma alternativa para quem não se adaptou à Espanha, é Portugal, a terra da caravela tem suas próprias peculiaridades e procedimento próprio, mas em contrapartida a língua é muito familiar.

Saiba mais em: Qual a diferença entre revalidar o diploma em Portugal e na Itália?

 

Gostou de ler este conteúdo?

 

Se você conhece alguém que gostaria de saber se o médico brasileiro pode trabalhar na Espanha, compartilhe nosso texto.

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Quanto tempo demora para validar o diploma de medicina na Itália?

Se você se formou em medicina no Brasil e quer conhecer mais uma forma de revalidar seu diploma para exercer sua profissão na Itália, não saia desse texto! Nossa assessoria  veio te explicar como funciona o processo de revalidação de diploma na Itália e quanto tempo demora para validar o diploma de medicina na Itália. Vamos conferir?  1 – O processo de reconhecimento de diploma na Itália O processo…

psicologia na italia

Você, psicólogo que se sente frustrado com as condições de trabalho no Brasil, já imaginou um futuro onde suas habilidades são plenamente valorizadas e você pode exercer a psicologia na Itália? A realidade é que muitos profissionais da saúde mental brasileiros enfrentam desafios sérios, como sobrecarga de trabalho, baixos salários e ambiente estressante. A boa notícia é que há uma solução viável: a Itália, um país que oferece…

trabalho na italia

Como conseguir trabalho na Itália é, sem dúvidas, uma das coisas nas quais pensamos assim que decidimos mudar para o país.  Muitas dúvidas tomam conta da nossa cabeça, a insegurança com a família, moradia e nossos filhos podem ser elementos que nos distanciam dos nossos sonhos.  Particularmente sobre como conseguir trabalho na Itália, fique mais tranquilo!  Neste artigo, reuni todas as informações e experiências para te ajudar a…

Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?