A revalidação simplificada do curso de medicina cursado no exterior no Brasil é uma saída do Revalida.
É normal que algumas pessoas tenham dificuldade com o Revalida, é uma prova de alta complexidade e que não acontece durante todo o ano.
Se você precisa revalidar o seu diploma de medicina cursado no exterior, mas o Revalida não está com edital aberto, saiba que há uma saída e pode ser que a revalidação simplificada te atenda.
Porém, a revalidação simplificada não é aplicada a todos os casos não! É necessário atender a alguns requisitos específicos.
Para que você não fique perdido, eu preparei esse artigo completo com todos os requisitos necessários para você saber se a revalidação simplificada de medicina é para você.
Fique comigo que te conto tudo!
- O que é tramitação simplificada;
- Quais os requisitos para a tramitação simplificada do curso de medicina?
- A dica da especialista
- Conclusão.
1. O que é tramitação simplificada?
Nesse momento ainda não iremos tratar dos requisitos propriamente ditos, mas irei fazer uma contextualização geral para que todos entendam o que é a tramitação simplificada.
A tramitação simplificada é uma forma de revalidação de diplomas de brasileiros que optaram por estudar no exterior.
Esse sistema foi criado para equiparar os diplomas do exterior com os requisitos exigidos pelo MEC para que o curso tenha validade no Brasil.
A tramitação é regulada pelo MEC através de lei e possui portal próprio que é o Carolina Bori.
Todo o processo pode ser resumido em análise da documentação exigida e a sua compatibilidade com a estrutura de ensino brasileira.
Fique tranquilo, pois irei enumerar todos os documentos que você precisará.
Para revalidar pelo sistema da tramitação simplificada o médico tem que escolher uma universidade dentre as disponíveis que irá proceder com o processo de revalidação.
Dica da especialista: No momento da escolha da universidade procure estudar o histórico daquela universidade, vejo muitos médicos optando por universidades que são mais conhecidas ou que tenham mais proximidade com a sua residência.
Isso não quer dizer muita coisa, busque sempre estudar o histórico de revalidação daquela universidade para o seu curso.
Após o protocolo do pedido será necessário aguardar atentamente o caminhar do processo e ficar atento a alguma exigência.
Documentos necessários para a revalidação simplificada de medicina:
I – Cópia do diploma;
II – Cópia do histórico escolar, contendo as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão;
III – projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
IV – nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
V – Informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação e desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação; e
VI – Reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, quando disponíveis e a critério do(a) requerente. § 1º O tempo de validade da documentação acadêmica de que trata este artigo deverá ser o mesmo adotado pela legislação brasileira.
VII – No caso de cursos ou programas ofertados em consórcios ou outros arranjos colaborativos entre diferentes instituições, o requerente deverá apresentar cópia da documentação que fundamenta a cooperação ou consórcio bem como a comprovação de eventuais apoios de agências de fomento internacionais ou nacionais ao projeto de colaboração.
VIII – No caso de dupla titulação obtida no exterior o requerente poderá solicitar o reconhecimento dos dois diplomas mediante a apresentação de cópia da documentação que comprove a existência do programa de dupla titulação bem como projeto pedagógico ou organização curricular que deu origem à dupla titulação.
(informações extraídas diretamente do Portal Carolina Bori)
Agora que você já sabe como funciona a tramitação simplificada e como ela pode te ajudar a revalidar o seu diploma sem ter que participar do Revalida e fazer prova, chegou a hora de saber se o seu diploma pode ser revalidado desta forma.
2. Quais os requisitos para a tramitação simplificada do curso de medicina?
Como todas as outras formas de revalidação a revalidação simplificada de medicina possui requisitos próprios:
E para você pode participar da revalidação simplificada o seu diploma ou você deve estar enquadrado em algum desses casos:
- Ter se formado em universidade de ensino superior pertencentes ao Arcu-Sul;
- Que a universidade em que você estudou tenha de 1 a 3 diplomas já revalidados no Brasil;
- Que você tenha atuado no programa Mais médicos.
A. Como saber se minha universidade pertence ao Arcu-Sul?
O Arcu-Sul é uma porta de entrada para a revalidação através da tramitação simplificada dos diplomados que se formaram em uma universidade de um país integrante do Mercosul.
Para facilitar, aqui estão os países componentes do Mercosul.
- Brasil
- Argentina
- Uruguai
- Paraguai
- Chile
- Bolívia
O próximo passo é descobrir se a sua universidade está acreditada no Arcu-Sul.
Infelizmente, ter o curso em uma universidade em um país membro do Mercosul não é suficiente. Pois, é necessário que aquela universidade esteja acreditada, que é uma espécie de cadastro no seu curso em específico.
Caso você queira fazer essa pesquisa basta clicar aqui.
B. Que a universidade em que você estudou tenha de 1 a 3 diplomas já revalidados no Brasil.
Esse é o requisito mais fácil e mais difícil de ser cumprido.
Isso porque já tivemos clientes que conheciam pessoas que tinham conseguido revalidar o diploma, mas não queriam que ninguém soubesse.
Em uma primeira análise é possível que você pense que a pessoa que se negou a mostrar seu diploma tenha sido mesquinha.
Mas a verdade é que o processo ser totalmente possível está longe de ser simples.
Então o que eu te aconselho é ver se a sua universidade tem algum registro dessas revalidações que foram feitas no Brasil ou a sua intermediadora, caso você tenha feito o curso através de alguma.
Facilitando esse requisito
Caso esse não seja o seu caso, a pesquisa pode ser realizada diretamente no portal Carolina Bori.
C. Que o diplomado tenha atuado no programa mais médicos.
O programa trata de uma formação em serviço, não é vínculo de trabalho. Sendo assim, todos os médicos têm direito a um recesso anual remunerado de 30 dias, e, no caso do Mais Médicos, têm a contribuição previdenciária custeada pelo Ministério da Saúde, bem como moradia, alimentação e ajuda de custo.
Então, caso você tenha participado do programa durante a sua formação, você está apto para a revalidação através da revalidação simplificada.
4. A dica da especialista
Conforme você pode observar o processo de revalidação apesar de ser simples, possui uma série de regras e nuances que pode se tornar bem complicado para quem não conhece de perto.
Além disso, tenho percebido que no meio desse processo ocorrem ilegalidades que atrasam bastante a nossa vida.
Juntando isso à rotina do dia a dia, muitos erros são cometidos e a revalidação do diploma parece impossível.
E muitos vão te falar isso.
A minha dica é no sentido de você pensar na possibilidade de procurar ajuda especializada através de um profissional especialista em revalidação simplificada de diploma de medicina.
Ele é o profissional que domina toda a parte técnica do processo e ainda possui experiência para evitar os principais erros que são cometidos.
Através de uma metodologia específica criada especialmente para o seu caso, toda essa burocracia é resolvida de forma leve e fácil, sem impactar diretamente a sua rotina.
5. Conclusão
Agora você já sabe tudo sobre os requisitos para a revalidação simplificada de medicina no Brasil.
Se você está nessa situação, agora está por dentro de todas as novidades e já pode se programar para preencher algum dos requisitos e buscar o sonho de exercer a medicina no Brasil.
Além disso, é importante que você saiba que para a revalidação simplificada basta cumprir um dos requisitos.
Caso você tenha dificuldades a orientação é de buscar um especialista na área que possa te ajudar com a forma mais rápida e econômica para resolver o seu problema.
Boa tarde. Como sei se uma universidade da Bolívia é acreditada no arcosul?
Olá Aron, tudo bem?
A lista de universidade acreditadas pelo Arcu-sul encontram-se no link abaixo.
http://www.arcusur.org/v3/
Uma dica é sempre se atentar se a creditação está vigente ou próxima de terminar.
Grande abraço!
Bom dia, estou terminando 5 ano na UBA (Argentina) não entendo como funciona isso do mais médicos.. supostamente não existe mais, ou estou equivocada?
Olá Bianca! O programa mais médico não está em operação no momento, mas como é um programa político ele pode ser ativado a qualquer momento.
Além disso, há médicos que participaram do programa e ainda não revalidaram o seu diploma.
O programa do mais médico começou em 2018 e consistia em suprir a demanda de médicos do Brasil trazendo médicos estrangeiros e de outras áreas do Brasil.
Então, esses profissionais podem revalidar de forma simplificada no Brasil.
Olá Tamires, boa noite! Tudo bem?
Não entendi muito bem o 2° requisito sobre a universidade ter de 1 a 3 diplomas revalidados, seriam revalidados em forma geral ou especificamente pela tramitação simplificada? E como eu poderia verificar essa informação?
Obrigada!
Olá Amanda, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário.
Antes de responder a sua pergunta eu gostaria de destacar que esses requisitos não são cumulativos, ou seja, não é necessário cumprir todos e caso você cumpra um deles já estará habilitada para prosseguir com a tramitação simplificada;
Em relação a pesquisa ela pode ser feito através da própria plataforma através desse link : https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/cursos-deferimento-pleno, onde constam as informações dos cursos já revalidados por instituição de ensino.
Além disso você pode verificar quais são as universidades que tem histórico de revalidação através desse link: https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta, entrar em contato com a universidade e perguntar se eles possuem histórico de revalidação da sua universidade e do seu curso em específico.
Qualquer dúvida a mais estamos a sua disposição.
Grande abraço.
Fiquei com a mesma dúvida.
Olá Julia, tudo bem?
Em relação ao cumprimento a instituição deve possuir um histórico de revalidação de ter pelo menos de 1 a 3 diplomas revalidados através da via simplificada, mas caso a sua universidade for acreditada pelo sistema Arcusul não é necessário cumprir esse requisito.
Sugiro que entre em contato conosco via nossos canais de atendimento: WhatsApp ou e-mail para que eu possa entender melhor a dúvida de vocês e prestar um atendimento personalizado.
Boa noite. Como estudantes que estão pretendendo entrar no curso de medicina no exterior agora, já pensando no processo de revalidação simplificada, farão para cumprir o requisito de ter participado do programa mais médicos? Ou esse processo simplificado serve somente para médicos já formados?
Oi Eveline, tudo bem?
O processo de revalidação é somente para médicos que já concluíram a graduação.
O programa mais médicos está suspenso por estar em transição para o programa médicos pelo Brasil, portanto esse requisito só pode ser cumprido por quem está participando ou já participou no passado do programa.
Mas além desse requisito há mais dois que abordei no artigo, esses requisitos não são cumulativos e você cumprindo um deles já é o suficiente para ser elegível para a tramitação simplificada.
O meu conselho para você que está pretendendo estudar no exterior é escolher uma universidade que já é acreditada pelo Sistema Arcusul, dessa forma você já cumpri um requisito e pode optar pela revalidação simplificada ao se formar.
Se ficou com alguma dúvida não deixe de nos perguntar!
Grande abraço!
Por exemplo achei a faculdade, ela é creditada mas, a creditação dela vence dois anos antes de me formar e aí?
A primeira coisa é verificar se a sua universidade vai renovar a acreditação do seu curso, pois na maioria das vezes é o que acontece.
Caso não ocorra nesses casos a revalidação deverá ser diretamente com uma instituição revalidadora, sem a intermediação do portal Carolina Bori, o que torna mais burocrático, mas não impede que seu diploma seja revalidado.
Bom dia Dra! Em quanto tempo é possível sair O CRM com a tramitação simplificada?
Oi Hayaka, tudo bem?
Obrigado pelo seu comentário!
Em relação ao prazo da tramitação simplificada a lei determina que seja concluído em até 90 dias, mas na prática esse prazo não tem sido respeitado.
Após a emissão do diploma revalidado o prazo para a emissão do CRM é de 25 a 30 dias após a solicitação.
Qualquer dúvida entre em contato pelos nossos canais de atendimento ou comente aqui à vontade.
Grande abraço!
Como faço a revalidação simplificada se não tem mais o programa mais médicos? Não é mais possível fazer essa revalidação simplificada?
Bom dia Thamires, tudo bem?
Obrigado pelo seu comentário! O programa mais médicos é um dos requisitos, mas no momento está inativo.
Neste caso é interessante destacar que os requisitos para a revalidação simplificada de medicina não são cumulativos, bastando que você cumpra um deles para já estar apto a revalidar o seu diploma pela via simplificada.
Recentemente o governo federal noticiou a reabertura do programa mais médicos, porém somente para os médicos que já possuem CRM, o que entendemos estar errado e lutaremos para que seja revisto judicialmente, mas isso é um cenário futuro.
O meu conselho para você que está pretendendo estudar no exterior é escolher uma universidade que já é acreditada pelo Sistema Arcusul, dessa forma você já cumpri um requisito e pode optar pela revalidação simplificada ao se formar.
De qualquer forma irei enviar um e-mail para você para entender melhor a sua situação e te ajudar o máximo possível!
Grande abraço!
Bom dia Dra, tudo bem?
Gostaria de saber, se podemos entrar com o pedido a qualquer momento, ou é necessário que haja edital para entrar com o pedido para revalidação simplificada?
Bom dia Jaqueline, aqui está tudo bem e com você?
A questão de vagas é atrelada do Portal Carolina Bori, que é uma plataforma regulada pelo MEC e que condensa as vagas das universidades que fazem o procedimento de revalidação simplificada, mas não limita o processo.
Há universidades que fazem a revalidação simplificada e não estão cadastradas no Carolina Bori, por exemplo.
Outra questão a ser levada em consideração é que legislação que trata sobre o tema no Brasil não limita o seu direito a existência de vagas por parte das universidades, isso é uma exigência do Portal Carolina Bori, dessa forma é possível requerer de forma administrativa a universidade a qualquer tempo e caso seja negado é possível recorrer as vias judiciais.
Para facilitar vou encaminhar essa resposta para o seu e-mail e caso tenha mais dúvidas é só nos chamar novamente.
Grande abraço!
Tive a mesma dúvida. Então posso encaminhar a documentação requerer a simplificada a qualquer faculdade de medicina que tenham competência para revalidar o diploma? há alguma lista das faculdades?
Atenciosamente.
Oi Pedro, há sim uma lista e pré-requisitos para ver qual a melhor estratégia para o seu caso, mas não consigo te ajudar por aqui.
Manda uma mensagem para o nosso WhatsApp, que a nossa equipe irá te atender.
Grande abraço!
Bom Dia, Sou medico Formado no exterior, em uma instituição acredita pelo ARCU SUR, sou estrangeiro, desejo fazer a revalidação pelo método simplificado, mas acontece que eu não fiz o Mais Médicos, Pois Ao ser estrangeiro as chances diminuem, gostaria de saber se mesmo assim poderia estar apto?
Boa noite Brian, tudo bem?
Como sua instituição é acreditada pelo ARCU SUL, você estará habilitado para fazer pela tramitação simplificada sim.
Grande abraço.
Bom dia Drª, como vai?
estudo em uma universidade a qual NÃO é creditada pelo ARCO-SUR, vi que a senhora afirmou este não ser um requisito cumulativo com os demais.. poderia confirmar para mim, por gentileza? obrigado
Boa noite Matheus, eu vou bem e você?
Muito obrigada pelo seu comentário!
Vamos lá, esse requisito não é cumulativo e a princípio não há problema em sua universidade não ser acreditada pelo Arco-Sur, mas será necessário cumprir pelo menos um dos outros requisitos.
Caso não cumpra há a possibilidade do revalida e caso o revalida não seja uma opção é possível buscar a habilitação da tramitação simplificada pelas vias judiciais.
Espero ter esclarecido esse tema para voce.
Grande abraço!
Olá, Dra. Vi em uma resposta sua que “esses requisitos não são cumulativos, ou seja, não é necessário cumprir todos e caso você cumpra um deles já estará habilitada para prosseguir com a tramitação simplificada”.
Então, vamos lá, o curso de medicina da Federal e Estadual do meu Estado não está acreditado, nem há revalidações, tampouco o curso de medicina da Universidade onde estou cursando (Argentina), embora a Universidade esteja pertença ao Arcu-Sul. Não sei se a Universidade (La Plata) teve algum diploma revalidado no Brasil, visto que não sei onde verifico isso (já que o portal Carolina Bori só mostra as instituições brasileiras).
Portanto, tenho 2 indagações: como os requisitos não são cumulativos, conforme sua explicação outrora, existe a possibilidade de eu ter direito à tramitação simplificada para a minha Federal ou Estadual mesmo sem o curso de medicina da Universidade onde estudo também não esteja acreditado (contudo a universidade pertence ao Arcu-Sul)? Ou eu teria que escolher umas das poucas universidades brasileiras cujo curso de medicina esteja acreditado?
Embora não cumulativo, algum requisito deve ser atendido sim ou sim?
Porque pelo que observei, no meu caso, só teria direito se participasse do Programa Mais Médicos. É isso?
Boa noite Jonas, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.
Vamos lá! Para a revalidação simplificada há dois modos: o primeiro é cumprindo os requisitos determinados pelo Portal Carolina Bori, e dessa forma você teria que optar por participar do programa mais médicos, que será retomado esse ano com vagas para médicos formados no exterior ou pelas universidades brasileiras em que seu curso esteja acrediado.
Essa são as formas mais garantidas e seguras.
Mas caso não sejam opções possíveis para o seu caso é possível requerer a revalidação simplificada através de uma ação judicial, não é um caminho fácil, mas é totalmente possível.
Espero ter te ajudado.
Grande abraço!
Boa noite eu entendi bem os requisitos e que não são cumulativos ( pode ser um dos 3) a única dificuldade que estou tendo é descobrir a questão dos 1 a 3 diplomas já revalidados.(Aqui quer dizer diplomas revalidados pelo sistema simplificado ou prova do revalida?) Eu tentei nos links já enviados a baixo e não sei se estou procurando no lugar/jeito certo. Gostaria muito de saber se a UPE( universidad privada del este) presidente Franco já tem diploma revalidado pelo sistema simplificado.
Olá Thaísa, tudo bem?
Para isso você precisará fazer uma pesquisa e minha assessoria oferece esse serviço.
Caso tenha interesse, me mande um e-mail que nós conversamos especificamente sobre o seu caso.
Abraço!
Oi qual é o e-mail de contato?
Boa tarde quero entrar em uma faculdade creditada no arcu sul porém a credição da faculdade vence em 2027 e eu vou formar nela em 2028 se eles não renovarem isso impede que eu peça a revalidação simplificada ????
Boa tarde Stephanie, obrigado pelo seu comentário!
Sim! Infelizmente se o seu curso não for mais acreditado no momento da solicitação da tramitação simplificada você pode perder a chance da revalidação.
Mas existem outras formas de atingir a tramitação simplificada.
A participação no programa mais médicos é uma delas e ainda há a via judicial, onde é possível através da justiça garantir que seu diploma passe pelo processo de tramitação simplificada em uma universidade pública.
Espero ter te ajudado, forte abraço e caso tenha ficado alguma dúvida nos chame pelo WhatsApp.
caso a minha faculdade não esteja no arcu sur, pode dar entrada ou só é possível para o aluno que se formou nessas faculdades que possuem arcu sur ??
Boa noite Thaygor, obrigado pelo seu comentário!
Os requisitos não são cumulativos, neste caso se a sua universidade não for acreditada no arcu sur, você pode participar do programa mais médicos ou propor a revalidação em uma universidade que possua um histórico de revalidação da sua universidade e curso, mas não é fácil descobrir essas informações.
Se o seu caso não se enquadrar em nenhuma das opções existe a possibilidade de requerer a revalidação simplificada pelas vias judiciais.
Olá , eu fui controlada na revalidação simplificada pela universidade do Maranhão UEMA.. mas não vi a solicitação de mais documentos pelo meu e-mail .. como posso fazer ?!
Olá Patrícia Correa, tudo bem?
Seria necessário fazer uma pesquisa do seu caso para saber o que pode estar acontecendo.
Se puder entra em contato com a nossa equipe, pois nosso escritório faz essa pesquisa.
Grande abraço.
Hola, soy médico cubano, quiero migrar a Brasil, que posibilidad tengo de aplicar para la revalidación simplificada
Olá Jose, tudo bem?
Você participou do programa mais médicos?
Ele não é definitivo para a sua revalidação, mas é uma forma de facilitar o seu ingresso na revalidação simplificada.
Olá. Estudo na UASS – Universidade Autônoma San Sebastian, no Paraguai. Disseram que muitos alunos desta universidade já conseguiram o CRM no Brasil por meio do revalida simplificado. Por qual motivo não localizei minha universidade no link do site do Arcu-Sul? Obrigado. Carlos
[email protected]
Carlos, obrigado pelo seu comentário!
Pode ser que a sua universidade não seja mais acreditada para o o Arcu-Sul, ou pode ser que tenha havido algum erro durante a execução da pesquisa.
Além da revalidação simplificada pelo Arcu-Sul existe a possibilidade de revalidar a partir de colegas que já tenham conseguido, para isso basta provar que pelo menos dois diplomas idênticos ao seu já foram revalidados através da simplificada.
Caso não seja possível a próxima saída seria recorrer a via judicial.
Olá
Boa tarde,
Sou Enfermeira e atualmente estou cursando Medicina no Paraguai.
Fiz convalidação de algumas matérias no início do curso. Isso pode prejudicar no futuro se eu tentar a Tramitação Simplificada.
Estou com muita dúvida.
Olá Alanna! Não irá te prejudicar em nada.
Em relação a notas, se meu boletim as notas forem das melhores, ainda assim pode fazer a revalidacao simplificada?
Boa tarde Camila, tudo bem?
Se suas notas foram suficientes para a sua aprovação e possuem correlação com o mínimo estabelecido pelo MEC não há nenhum prejuízo.
Grande abraço!
Sou médico cubano, já atuei no programa médico em 2014 a 2017. Atualmente moro no Brasil, já tenho meu diploma traduzido e legalizado no Brasil. Li que preciso de outros documentos para entrar com processo de revalidaçao simplificada, porém tenho dúvidas quanto a esses documentos.Vc poderia me explicar melhor quais os documentos devo solicitar da universidade onde fiz meu curso de graduação?
Olá Arquimedes tudo bem?
Deixarei a lista dos documentos para graduação e Pós-graduação, qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe, combinado?
Revalidação
Os (As) candidatos(as) deverão apresentar, quando do protocolo do requerimento de Revalidação (Graduação), os seguintes documentos:
Cópia do diploma, devidamente registrado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem, em observância aos acordos internacionais vigentes;
Cópia do histórico escolar, emitido pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, contendo as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão, classificadas como obrigatórias e não obrigatórias;
projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, emitidos pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
Nominata e titulação do corpo docente vinculado às disciplinas cursadas pelo(a) requerente, autenticadas pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
Informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação e desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação; e
Reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, quando disponíveis e a critério do(a) requerente
Reconhecimento
O(A) requerente do Reconhecimento de diploma estrangeiro (Pós-Graduação) deverá atender às solicitações de informação da universidade reconhecedora, além da apresentação dos seguintes documentos:
Cadastro contendo os dados pessoais e, quando for o caso, informações acerca de vinculação institucional que mantenha no Brasil;
Cópia do diploma devidamente registrado pela instituição responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem em observância aos acordos internacionais firmados;
exemplar de tese, dissertação ou similar com registro do processo avaliativo e aprovação, acompanhado dos registros pertinentes ao diploma, autenticada pela instituição de origem, com cópia em arquivo digital em formato compatível, acompanhada dos seguintes documentos:
a) ata ou documento oficial da instituição de origem, contendo a data da defesa, o título do trabalho, a sua aprovação e conceitos outorgados; e b) nomes dos participantes da banca examinadora e do(a) orientador(a) acompanhados dos respectivos currículos resumidos, com indicação de site contendo os currículos completos;
Cópia do histórico escolar, emitido pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando a frequência e o resultado das avaliações em cada disciplina;
Descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas e, quando houver, cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico científicas, indicando a(s) autoria(s), o nome do periódico e a data da publicação; e
Resultados da avaliação externa do curso ou programa de pós-graduação da instituição, quando houver, e outras informações existentes acerca da reputação do programa indicadas em documentos, relatórios ou reportagens.