Quais os requisitos para a revalidação simplificada de medicina?

Médico após a revalidação simplificada de medicina

A revalidação simplificada do curso de medicina cursado no exterior no Brasil é uma saída do Revalida.

 

É normal que algumas pessoas tenham dificuldade com o Revalida, é uma prova de alta complexidade e que não acontece durante todo o ano.

 

Se você precisa revalidar o seu diploma de medicina cursado no exterior, mas o Revalida não está com edital aberto, saiba que há uma saída e pode ser que a revalidação simplificada te atenda.

 

Porém, a revalidação simplificada não é aplicada a todos os casos não! É necessário atender a alguns requisitos específicos.

 

Para que você não fique perdido, eu preparei esse artigo completo com todos os requisitos necessários para você saber se a revalidação simplificada de medicina é para você.

 

Fique comigo que te conto tudo!

 

  1. O que é tramitação simplificada;
  2. Quais os requisitos para a tramitação simplificada do curso de medicina?
  3. A dica da especialista
  4. Conclusão.

1. O que é tramitação simplificada?

Nesse momento ainda não iremos tratar dos requisitos propriamente ditos, mas irei fazer uma contextualização geral para que todos entendam o que é a tramitação simplificada.

 

A tramitação simplificada é uma forma de revalidação de diplomas de brasileiros que optaram por estudar no exterior.

 

Esse sistema foi criado para equiparar os diplomas do exterior com os requisitos exigidos pelo MEC para que o curso tenha validade no Brasil.

 

A tramitação é regulada pelo MEC através de lei e possui portal próprio que é o Carolina Bori.

 

Todo o processo pode ser resumido em análise da documentação exigida e a sua compatibilidade com a estrutura de ensino brasileira.

 

Fique tranquilo, pois irei enumerar todos os documentos que você precisará.

 

Para revalidar pelo sistema da tramitação simplificada o médico tem que escolher uma universidade dentre as disponíveis que irá proceder com o processo de revalidação.

 

Dica da especialista:  No momento da escolha da universidade procure estudar o histórico daquela universidade, vejo muitos médicos optando por universidades que são mais conhecidas ou que tenham mais proximidade com a sua residência. 

 

Isso não quer dizer muita coisa, busque sempre estudar o histórico de revalidação daquela universidade para o seu curso.

 

Após o protocolo do pedido será necessário aguardar atentamente o caminhar do processo e ficar atento a alguma exigência.

 

Documentos necessários para a revalidação simplificada de medicina:

 

I – Cópia do diploma;

 

II – Cópia do histórico escolar, contendo as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão;

 

III – projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;

 

IV – nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;

 

V – Informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação e desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação; e

 

VI – Reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, quando disponíveis e a critério do(a) requerente. § 1º O tempo de validade da documentação acadêmica de que trata este artigo deverá ser o mesmo adotado pela legislação brasileira.

 

VII – No caso de cursos ou programas ofertados em consórcios ou outros arranjos colaborativos entre diferentes instituições, o requerente deverá apresentar cópia da documentação que fundamenta a cooperação ou consórcio bem como a comprovação de eventuais apoios de agências de fomento internacionais ou nacionais ao projeto de colaboração.

 

VIII – No caso de dupla titulação obtida no exterior o requerente poderá solicitar o reconhecimento dos dois diplomas mediante a apresentação de cópia da documentação que comprove a existência do programa de dupla titulação bem como projeto pedagógico ou organização curricular que deu origem à dupla titulação.

 

(informações extraídas diretamente do Portal Carolina Bori)

 

Agora que você já sabe como funciona a tramitação simplificada e como ela pode te ajudar a revalidar o seu diploma sem ter que participar do Revalida e fazer prova, chegou a hora de saber se o seu diploma pode ser revalidado desta forma.

2. Quais os requisitos para a tramitação simplificada do curso de medicina?

Como todas as outras formas de revalidação  a revalidação simplificada de medicina possui requisitos próprios:

 

E para você pode participar da revalidação simplificada o seu diploma ou você deve estar enquadrado em algum desses casos:

requisitos para a revalidação simplificada de medicina
  • Ter se formado em universidade de ensino superior pertencentes ao Arcu-Sul;
  • Que a universidade em que você estudou tenha de 1 a 3 diplomas já revalidados no Brasil;
  • Que você tenha atuado no programa Mais médicos.

A. Como saber se minha universidade pertence ao Arcu-Sul?

O Arcu-Sul é uma porta de entrada para a revalidação através da tramitação simplificada dos diplomados que se formaram em uma universidade de um país integrante do Mercosul.

 

Para facilitar, aqui estão os países componentes do Mercosul.

 

  • Brasil
  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai
  • Chile
  • Bolívia

O próximo passo é descobrir se a sua universidade está acreditada no Arcu-Sul.

 

Infelizmente, ter o curso em uma universidade em um país membro do Mercosul não é suficiente. Pois, é necessário que aquela universidade esteja acreditada, que é uma espécie de cadastro no seu curso em específico.

 

Caso você queira fazer essa pesquisa basta clicar aqui.

B. Que a universidade em que você estudou tenha de 1 a 3 diplomas já revalidados no Brasil.

Esse é o requisito mais fácil e mais difícil de ser cumprido.

 

Isso porque já tivemos clientes que conheciam pessoas que tinham conseguido revalidar o diploma, mas não queriam que ninguém soubesse.

 

Em uma primeira análise é possível que você pense que a pessoa que se negou a mostrar seu diploma tenha sido mesquinha.

 

Mas a verdade é que o processo ser totalmente possível está longe de ser simples.

 

Então o que eu te aconselho é ver se a sua universidade tem algum registro dessas revalidações que foram feitas no Brasil ou a sua intermediadora, caso você tenha feito o curso através de alguma.

 

Facilitando esse requisito

 

Caso esse não seja o seu caso, a pesquisa pode ser realizada diretamente no portal Carolina Bori.

C. Que o diplomado tenha atuado no programa mais médicos.

O programa trata de uma formação em serviço, não é vínculo de trabalho. Sendo assim, todos os médicos têm direito a um recesso anual remunerado de 30 dias, e, no caso do Mais Médicos, têm a contribuição previdenciária custeada pelo Ministério da Saúde, bem como moradia, alimentação e ajuda de custo.

 

Então, caso você tenha participado do programa durante a sua formação, você está apto para a revalidação através da revalidação simplificada.

4. A dica da especialista

Conforme você pode observar o processo de revalidação apesar de ser simples, possui uma série de regras e nuances que pode se tornar bem complicado para quem não conhece de perto.

 

Além disso, tenho percebido que no meio desse processo ocorrem ilegalidades que atrasam bastante a nossa vida.

 

Juntando isso à rotina do dia a dia, muitos erros são cometidos e a revalidação do diploma parece impossível.

 

E muitos vão te falar isso.

 

A minha dica é no sentido de você pensar na possibilidade de procurar ajuda especializada através de um profissional especialista em revalidação simplificada de diploma de medicina.

 

Ele é o profissional que domina toda a parte técnica do processo e ainda possui experiência para evitar os principais erros que são cometidos.

 

Através de uma metodologia específica criada especialmente para o seu caso, toda essa burocracia é resolvida de forma leve e fácil, sem impactar diretamente a sua rotina.

5. Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre os requisitos para a revalidação simplificada de medicina no Brasil.

 

Se você está nessa situação, agora está por dentro de todas as novidades e já pode se programar para preencher algum dos requisitos e buscar o sonho de exercer a medicina no Brasil.

 

Além disso, é importante que você saiba que para a revalidação simplificada basta cumprir um dos requisitos.

 

Caso você tenha dificuldades a orientação é de buscar um especialista na área que possa te ajudar com a forma mais rápida e econômica para resolver o seu problema. 

5 4 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
45 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
ARON BRITO
ARON BRITO
1 ano atrás

Boa tarde. Como sei se uma universidade da Bolívia é acreditada no arcosul?

Bianca Novaes
Bianca Novaes
1 ano atrás

Bom dia, estou terminando 5 ano na UBA (Argentina) não entendo como funciona isso do mais médicos.. supostamente não existe mais, ou estou equivocada?

Amanda Feriato
Amanda Feriato
1 ano atrás

Olá Tamires, boa noite! Tudo bem?
Não entendi muito bem o 2° requisito sobre a universidade ter de 1 a 3 diplomas revalidados, seriam revalidados em forma geral ou especificamente pela tramitação simplificada? E como eu poderia verificar essa informação?
Obrigada!

Julia
Julia
Responder a  Amanda Feriato
1 ano atrás

Fiquei com a mesma dúvida.

Eveline
Eveline
1 ano atrás

Boa noite. Como estudantes que estão pretendendo entrar no curso de medicina no exterior agora, já pensando no processo de revalidação simplificada, farão para cumprir o requisito de ter participado do programa mais médicos? Ou esse processo simplificado serve somente para médicos já formados?

Renata
Renata
Responder a  Tamires Albieri
1 ano atrás

Por exemplo achei a faculdade, ela é creditada mas, a creditação dela vence dois anos antes de me formar e aí?

Hayala Teixeira de Carvalho
Hayala Teixeira de Carvalho
1 ano atrás

Bom dia Dra! Em quanto tempo é possível sair O CRM com a tramitação simplificada?

Thamiris
Thamiris
1 ano atrás

Como faço a revalidação simplificada se não tem mais o programa mais médicos? Não é mais possível fazer essa revalidação simplificada?

Jaqueline Camara Pereira
Jaqueline Camara Pereira
1 ano atrás

Bom dia Dra, tudo bem?
Gostaria de saber, se podemos entrar com o pedido a qualquer momento, ou é necessário que haja edital para entrar com o pedido para revalidação simplificada?

Pedro Firmeza
Pedro Firmeza
Responder a  Tamires Albieri
8 meses atrás

Tive a mesma dúvida. Então posso encaminhar a documentação requerer a simplificada a qualquer faculdade de medicina que tenham competência para revalidar o diploma? há alguma lista das faculdades?

Atenciosamente.

Bry
Bry
1 ano atrás

Bom Dia, Sou medico Formado no exterior, em uma instituição acredita pelo ARCU SUR, sou estrangeiro, desejo fazer a revalidação pelo método simplificado, mas acontece que eu não fiz o Mais Médicos, Pois Ao ser estrangeiro as chances diminuem, gostaria de saber se mesmo assim poderia estar apto?

Tamires Albieri
Responder a  Bry
1 ano atrás

Boa noite Brian, tudo bem?

Como sua instituição é acreditada pelo ARCU SUL, você estará habilitado para fazer pela tramitação simplificada sim.

Grande abraço.

Mateus
Mateus
1 ano atrás

Bom dia Drª, como vai?

estudo em uma universidade a qual NÃO é creditada pelo ARCO-SUR, vi que a senhora afirmou este não ser um requisito cumulativo com os demais.. poderia confirmar para mim, por gentileza? obrigado

Tamires Albieri
Responder a  Mateus
1 ano atrás

Boa noite Matheus, eu vou bem e você?

Muito obrigada pelo seu comentário!

Vamos lá, esse requisito não é cumulativo e a princípio não há problema em sua universidade não ser acreditada pelo Arco-Sur, mas será necessário cumprir pelo menos um dos outros requisitos.

Caso não cumpra há a possibilidade do revalida e caso o revalida não seja uma opção é possível buscar a habilitação da tramitação simplificada pelas vias judiciais.

Espero ter esclarecido esse tema para voce.

Grande abraço!

Jonas
Jonas
1 ano atrás

Olá, Dra. Vi em uma resposta sua que “esses requisitos não são cumulativos, ou seja, não é necessário cumprir todos e caso você cumpra um deles já estará habilitada para prosseguir com a tramitação simplificada”.

Então, vamos lá, o curso de medicina da Federal e Estadual do meu Estado não está acreditado, nem há revalidações, tampouco o curso de medicina da Universidade onde estou cursando (Argentina), embora a Universidade esteja pertença ao Arcu-Sul. Não sei se a Universidade (La Plata) teve algum diploma revalidado no Brasil, visto que não sei onde verifico isso (já que o portal Carolina Bori só mostra as instituições brasileiras).

Portanto, tenho 2 indagações: como os requisitos não são cumulativos, conforme sua explicação outrora, existe a possibilidade de eu ter direito à tramitação simplificada para a minha Federal ou Estadual mesmo sem o curso de medicina da Universidade onde estudo também não esteja acreditado (contudo a universidade pertence ao Arcu-Sul)? Ou eu teria que escolher umas das poucas universidades brasileiras cujo curso de medicina esteja acreditado?

Embora não cumulativo, algum requisito deve ser atendido sim ou sim?

Porque pelo que observei, no meu caso, só teria direito se participasse do Programa Mais Médicos. É isso?

Thaisa
Thaisa
1 ano atrás

Boa noite eu entendi bem os requisitos e que não são cumulativos ( pode ser um dos 3) a única dificuldade que estou tendo é descobrir a questão dos 1 a 3 diplomas já revalidados.(Aqui quer dizer diplomas revalidados pelo sistema simplificado ou prova do revalida?) Eu tentei nos links já enviados a baixo e não sei se estou procurando no lugar/jeito certo. Gostaria muito de saber se a UPE( universidad privada del este) presidente Franco já tem diploma revalidado pelo sistema simplificado.

Thaisa
Thaisa
Responder a  Tamires Albieri
1 ano atrás

Oi qual é o e-mail de contato?

Stephanie
Stephanie
1 ano atrás

Boa tarde quero entrar em uma faculdade creditada no arcu sul porém a credição da faculdade vence em 2027 e eu vou formar nela em 2028 se eles não renovarem isso impede que eu peça a revalidação simplificada ????

Thaygor
Thaygor
1 ano atrás

caso a minha faculdade não esteja no arcu sur, pode dar entrada ou só é possível para o aluno que se formou nessas faculdades que possuem arcu sur ??

Patricia Corrêa
Patricia Corrêa
1 ano atrás

Olá , eu fui controlada na revalidação simplificada pela universidade do Maranhão UEMA.. mas não vi a solicitação de mais documentos pelo meu e-mail .. como posso fazer ?!

Jose Perez
Jose Perez
1 ano atrás

Hola, soy médico cubano, quiero migrar a Brasil, que posibilidad tengo de aplicar para la revalidación simplificada

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Olá. Estudo na UASS – Universidade Autônoma San Sebastian, no Paraguai. Disseram que muitos alunos desta universidade já conseguiram o CRM no Brasil por meio do revalida simplificado. Por qual motivo não localizei minha universidade no link do site do Arcu-Sul? Obrigado. Carlos
[email protected]

Alanna
Alanna
1 ano atrás

Olá

Boa tarde,
Sou Enfermeira e atualmente estou cursando Medicina no Paraguai.

Fiz convalidação de algumas matérias no início do curso. Isso pode prejudicar no futuro se eu tentar a Tramitação Simplificada.
Estou com muita dúvida.

Mila
Mila
11 meses atrás

Em relação a notas, se meu boletim as notas forem das melhores, ainda assim pode fazer a revalidacao simplificada?

Arquimides Aldana
Arquimides Aldana
6 meses atrás

Sou médico cubano, já atuei no programa médico em 2014 a 2017. Atualmente moro no Brasil, já tenho meu diploma traduzido e legalizado no Brasil. Li que preciso de outros documentos para entrar com processo de revalidaçao simplificada, porém tenho dúvidas quanto a esses documentos.Vc poderia me explicar melhor quais os documentos devo solicitar da universidade onde fiz meu curso de graduação?

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
45
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?