Se você se formou em medicina no Brasil e quer conhecer mais uma forma de revalidar seu diploma para exercer sua profissão na Itália, não saia desse texto!
Nossa assessoria veio te explicar como funciona o processo de revalidação de diploma na Itália e quanto tempo demora para validar o diploma de medicina na Itália.
Vamos conferir?
1 - O processo de reconhecimento de diploma na Itália
O processo de reconhecimento de diploma na Itália é responsável por equiparar a sua jornada acadêmica brasileira com a italiana e comprovar a compatibilidade entre elas.
Mas fique tranquilo! Todos os anos muitos brasileiros têm seus pedidos deferidos, então sim! A sua formação é compatível com a italiana, mas mesmo assim é necessário passar por todo o processo normalmente.
Diferente do processo de reconhecimento realizado em Portugal , o feito na Itália é feito diretamente no Ministério da Saúde italiano que também regula o processo.
Mas Tamires, como funciona esse processo?
Vou te explicar! Vamos lá
Esse processo conta com 04 fases, sendo as duas primeiras a reunião dos documentos, suas legislação e averbação perante o consulado brasileiro e italiano.
Nessas duas fases é possível fazer ainda no Brasil, você pode fazer por si só, mas a chance de erros e gastar dinheiro atoa é grande, portanto considere ter uma especialista ao seu lado.
Nessas fases iniciais será necessário entrar em contato com a sua universidade requerer a emissão de todos os documentos necessários e requeridos pelo processo.
Aqui você pode encontrar dificuldades, visto que nem todas as universidades possuem expertise na emissão desses documentos, alguns são mais comuns na europa do que no Brasil, mas com paciência e tempo é possível passar por essa fase.
Após a reunião de tudo você precisará legalizar (traduzir e apostilar) os documentos e encaminhar para o consulado italiano da jurisdição de onde você se formou para obter a declaração de valor.
Com a declaração em mãos é hora de enviar para o Ministério da Saúde Italiano e marcar a sua prova teórica e oral.
Após a aprovação na prova o próximo passo é se cadastrar no órgão regulador da medicina na Itália.
Todo esse processo leva em média 01 ano e meio até dois anos.
Esse processo parece ser complexo, burocrático e muita gente vai te falar que é impossível, mas não é verdade, o segredo é a organização.
02- É possível revalidar o diploma em menos de um ano?
Apesar de muita gente jurar que é possível finalizar esse processo em até dois meses, nossa experiência nos prova que isso é uma falácia.
É importante ter uma boa noção do tempo de cada fase para não cair nas mãos de golpistas, que infelizmente estão por aí brincando com o sonho das pessoas e vendendo promessas infundadas.
Para isso, vou abordar aqui toda a duração média do processo que tem sido praticado neste ano em 2024.
Como vimos, o primeiro passo é requerer junto à universidade os documentos necessários para o processo, geralmente as universidades levam de 15 a 20 dias para entregar essa documentação, mas há casos em que estamos 30 dias orientando a universidade para emitirem os documentos no padrão correto.
Após essa fase você terá que traduzir por um tradutor juramentado, que leva em média 07 dias para ser concluído.
Depois você enviará os documentos já traduzidos para o consulado, que por lei, possuem o prazo de 30 dias para emitir sua declaração, para você ter uma idéia o normal para o Rio de Janeiro é de 25 dias, mas em São Paulo já enfrentamos prazos de mais de 30 dias.
Após ter todos os documentos o próximo passo é enviar para o Ministério da Saúde italiano, que tem o prazo de quatro meses para analisar seus documentos e marcar a prova, mas em prática esse prazo tem durado cerca de 12 meses.
Creio que você já tenha percebido que o prazo de dois meses é bem irreal certo?
De modo geral todo o processo tem durado cerca de 18 meses.
18 meses para mudar a sua vida e viver um novo sonho.
03. Conclusão
A revalidação médica na Itália é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir os leques de possibilidades e investir em melhores condições de vida para a sua família.
Com essa decisão tomada é comum ficar confuso perante todos os requisitos e peculiaridades de um processo tão singular como a revalidação.
Assim como sobre quanto tempo demora para validar o diploma de medicina na Itália.
A revalidação médica não garante somente a possibilidade de trabalhar na Itália, mas também em qualquer país europeu.
Mas eu entendo que aliar esse processo com a vida profissional atual não é fácil.
Por isso, criei uma assessoria exclusiva para profissionais que desejam realizar esse sonho, mas não abrem mão da segurança.
Espero que esse conteúdo tenha mantido acesa a chama do seu sonho.
Se você conhece alguém que possa se interessar por essas informações, não perca tempo e compartilhe este artigo.
Agora, contudo, aproveita que você já está aqui no Blog e confira nossos outros artigos publicados.
Espero que você tenha feito uma ótima leitura!
Abraço! Até a próxima.
Saiba mais sobre o funcionamento da nossa assessoria.