Ser um dentista em Portugal, não é para todo mundo, pois para essa escolha há a implicação de muitas consequências.
Além da necessidade de um planejamento financeiro é necessário se preparar psicologicamente para superar os obstáculos que todos os brasileiros que desejam realizar o seu sonho, sem abrir mão da sua profissão passam.
Mas assim como há obstáculos a serem vencidos, há também muito mais vantagens a serem usufruídas por você e toda a sua família.
Mas em relação aos obstáculos fique tranquila, pois através deste artigo eu irei enumerar os maiores obstáculos enfrentados pelos meus clientes que desejam ser Dentista em Portugal e como eles são superados.
Gostou? Então vem comigo.
01- A cultura pode te impedir de ser um dentista em Portugal.
Uma das coisas que eu preciso que você entenda é que a cultura europeia como um todo é bem diferente da brasileira, pois somos acostumados com o calor e receptividade brasileira, o que muitas vezes você não vai encontrar lá fora.
Isso não quer dizer que o português seja mal educado, mas sim que eles são mais reservados, enquanto que o brasileiro é mais expansivo.
Esse choque de culturas pode trazer dissabor para as relações interpessoais.
Uma forma de minimizar esse risco é respeitar o seu momento de adaptação, assim como o momento de quem está te conhecendo agora.
Um fato interessante sobre os europeus é que eles valorizam muito os cafés, como áreas de socialização e conversa entre amigos.
Então, eu já deixo a sugestão de convidar as pessoas para tomar um café à tarde, legal né?
02- Segundo obstáculo para ser dentista em Portugal: a língua.
Geralmente quando eu falo que a língua é sim um obstáculo para o brasileiro a resposta que eu recebo é “Mas Doutora nós não falamos a mesma língua?”. Sim e não, mas calma que eu explico.
É inegável que a nossa língua tem as suas raízes na língua portuguesa, mas o português brasileiro tem diferenças acentuadas em relação ao português, seja o sotaque, ritmos e termos locais e é aí que começa as dificuldades.
Para se acostumar com essas nuances linguísticas nada melhores que o tempo, pois ele vai te propiciar o costume com o ritmo do idioma.
Uma dica é procurar as cidades localizadas mais na parte sul e central de Portugal, onde o sotaque não é tão carregado como ao norte.
Um fato interessante é que os portugueses estão muito habituados com o nosso sotaque, pois as novelas brasileiras são muito consumidas em Portugal.
03- A distância pode te atrapalhar de ser um dentista em Portugal.
A distância é um dos maiores fatores de queixa das pessoas que imigram.
São mais de 6.000 km de distância entre Portugal e o Brasil, então é comum ter saudade dos seus familiares e amigos brasileiros.
Agora eu vou te dar uma dica para aplacar todo esse sentimento.
Use e abuse das videoconferências para poder diminuir essa saudade e tenham forças para continuar.
Mas cuidado!
O objetivo é que você drible a saudade e não que viva no Brasil estando em Portugal, então trace limites bem definidos de quando é hora para sair, conhecer novas pessoas e lugares e quando é hora de estar com seus amigos e parentes.
04- O Clima: um obstáculo que pode ser uma grande oportunidade.
O clima como um todo na Europa é mais seco e as estações são muito bem definidas, mas de longe o inverso é a estação mais desafiadora.
Porque os dias ficam mais cinzentos, frios, com pouca incidência de sol, as pessoas ficam ainda mais reclusas e é o início do ano letivo.
Para um brasileiro recém ingresso no país essas mudanças climáticas e suas implicações podem se traduzir em muita informação e te paralisar.
Uma ótima forma de se prevenir desses efeitos é buscar atividade em grupo, podendo ser cursos profissionalizantes e desportos coletivos.
Uma dica legal é procurar a faculdade do desporto que possuem mensalidades mais baratas do que as praticadas nos ginásios (academias de musculação) portugueses.
05- Burocracia
Não adianta para quem quer ser dentista em Portugal, será necessário enfrentar toda a burocracia que envolve validar o diploma em Portugal.
Para isso será necessário reunir todos os documentos necessários, apostilar esses documentos, descobrir qual a de validação é o melhor para o seu caso e fazer a sua inscrição, acompanhar os próximos passos e isso sem contar as questões envolvendo vistos e moradia.
De fato é muita coisa! Ainda mais quando temos toda a nossa vida caminhando no Brasil.
Aliar as duas coisas nunca é fácil, mas eu tenho duas notícias boas para você.
A primeira é que isso passa! É somente uma fase que tem que ser enfrentada.
A segunda é que você não está sozinho nessa jornada, o meu escritório é especializado nessa demanda.
Se você quer uma solução que cuide do seu visto, residência (relocation) e validação do seu diploma, conte com nossa mão de obra especializada.
Agora eu vou ficar por aqui.
Conhece alguém que gostaria de ler sobre esse conteúdo?
Encaminhe para ele! Com certeza ele ficará satisfeito.
Qualquer dúvida estamos à sua disposição nos nossos canais de contato;
Até mais!