Estudar e trabalhar fora do Brasil sempre foi um sonho para muitas pessoas.
Dentro da União Européia, as oportunidades para os cidadãos são enormes, principalmente se você tiver o diploma reconhecido em algum país membro.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam você não precisa ser cidadão europeu para ter uma carreira internacional na europa.
Na verdade é bem capaz de você já estar apto para iniciar o seu processo e realizar esse sonho fantástico.
Portugal e Itália hoje representam um grande polo de atração para brasileiros na europa, isso porque possuem língua e cultura parecida com a nossa, isso sem contar que muitos brasileiros possuem família nestes países.
No momento de escolher para qual país aplicar é importante conhecer as peculiaridades de cada processo, pois os requisitos e objetivos são diferentes.
Por isso que nós da Albieri Advocacia pensamos em trazer esse artigo para você.
Hoje nós iremos tirar todas suas dúvidas sobre validação de diploma e as peculiaridades de cada processo de acordo com os seus países.
Saiba mais em: Sou médico no Brasil e posso atuar na Itália?
1. O que você precisa saber antes de revalidar o diploma em Portugal e na Itália?
A primeira coisa que você precisa saber é que os primeiros passos podem ser feitos ainda no Brasil e são comuns às duas possibilidades de reconhecimento.
Nossos certificados aqui do Brasil também têm validade em Portugal e na Itália.
Contudo, para que isso se torne realidade você precisará dar validade internacional a esses documentos.
Mas fique tranquilo! Com a Convenção de Haia os processos foram simplificados e agora basta reunir as documentações e fazer o apostilamento de Haia e para aqueles que almejam fazer o reconhecimento na Itália há mais um passo que é a tradução juramentada.
Para o apostilamento será necessário encontrar um cartório especializado nesse serviço na sua cidade, infelizmente não são todos que fazem
E para a tradução juramentada será necessário contratar um tradutor juramentado, profissional habilitado e certificado para fazer a tradução dos seus documentos com validade internacional.
Até aqui tratamos sobre os procedimentos a serem realizados ainda no Brasil na hora de revalidar o diploma em Portugal e na Itália, mas você deve estar se perguntando:
Mas Dra. quais são esses documentos?
Deixarei aqui abaixo dois links de dois artigos que escrevi especificamente sobre a documentação de cada processo de reconhecimento.
Saiba mais: Quais os documentos necessários para ser médico na Itália?
Saiba mais: Como validar o diploma de medicina em Portugal?
Obs: Eu sempre recomendo aos meus clientes que façam toda a preparação da documentação ainda no Brasil.
Isso porque o processo de revalidação de diploma é um procedimento recente e a maioria das universidades brasileiras não tem conhecimento de como a documentação deve ser emitida.
Desta forma, não é raro as vezes que é necessário emitir novamente a documentação.
Outro ponto em comum que é importante desmistificar é em relação à cidadania, isso porque a maioria dos nossos clientes sempre perguntam se ter cidadania portuguesa ou italiana ajuda de alguma forma ao processo.
A resposta infelizmente é não. No máximo a cidadania italiana desobriga comprovar o domínio da língua italiana, pré-requisito para reconhecer o diploma na terra da pizza.
2. Quais são as diferenças entre revalidar o diploma em Portugal e na Itália?
Revalidar um diploma em Portugal e na Itália envolve processos distintos de reconhecimento acadêmico, embora ambos os países estejam dentro da União Europeia e sigam diretrizes semelhantes.
Uma das diferenças é que o reconhecimento de diplomas em Portugal obrigatoriamente deve ser feito por uma universidade portuguesa, onde serão analisadas as compatibilidades entre as formações acadêmicas obtidas no Brasil e praticadas em Portugal.
Para isso há 5 modalidades de reconhecimento para os diversos fins como: estudar, exercer o ofício, dar aula ou continuar os estudos.
Saiba mais em: às 05 formas de reconhecer o diploma brasileiro em Portugal.
Após o início do pedido do reconhecimento português há a possibilidade de três resultados: diploma reconhecido, indeferimento do pedido de reconhecimento e necessidade de complementação de horas em bancos escolares.
Já no reconhecimento italiano existem duas possibilidades: pela vida universitária e pela via do Ministério da Saúde italiano.
Dentre essas opções a pela via da universidades italiana se assemelha bastantes a forma de reconhecimento portuguesa, já a pelo MS é um processo mais célere e menos subjetiva do que pela via universitária.
Dentre as opções italianos a principal diferença entre as duas é que o diploma reconhecido pela universidade com complemento de horas é um diploma europeu, o que te permite exercer atividade profissional em qualquer país da União Europeia, já o reconhecimento pelo MS te habilita apenas a trabalhar na Itália, podendo trabalhar no âmbito europeu após três anos de atividade na Itália.
Saiba mais: Diferença entre revalidar na universidade e no Ministério da Saúde italiano
03. Qual deles é o mais fácil?
Cada um deles possui características e dificuldades próprias e outros fatores devem ser observados antes de qualquer conclusão.
Por exemplo: a depender da sua formação, um processo pode ser mais indicado do que outro, até mesmo um país pode ser mais favorável que o outro.
Mas em termos gerais a Itália tem se mostrado um país com muitas oportunidades aos profissionais brasileiros, havendo larga oferta de vagas com bons salários em um país com melhor qualidade de vida do mundo.
Se você está com dificuldades em decidir te recomendo conversar com nossa assessoria, lá tenho condições de preparar um planejamento individual e proporcional com as suas necessidades e sonhos.
Com isso em mente, nunca pense que algo é impossível antes mesmo de tentar. Se você curtiu esse artigo e quer ficar por dentro de todas as curiosidades e assuntos sobre Portugal e Itália, nos siga nas redes sociais!