Guia de como trabalhar como dentista na Europa em 2023

Guia de como trabalhar como dentista na Europa albieri advocacia e assessoria

Não é surpresa para ninguém as dificuldades em viver no Brasil, são elas: alto custo de vida, violência, educação básica precária, falta de infra estrutura básica de saúde e saneamento básico, aliado a isso passamos por uma grande crise econômica impulsionada pelos resquícios da pandemia provocada pelo COVID e com a guerra na Ucrânia.

Por conta disso tem crescido o número de brasileiros que pensam em emigrar para outros países mais desenvolvidos e tentar recomeçar a vida.

E se eu te dissesse que você não precisa recomeçar a vida?

Diferente do que vemos nos filmes ou ouvimos falar, não é preciso recomeçar do zero na Europa, é possível chegar na Europa e continuar exercendo a mesma atividade profissional exercida no Brasil, que no nosso caso é a de odontologia.

Há muitas ótimas oportunidades para os dentistas brasileiros, que inclusive são muito valorizados nos países europeus.

Então, se você quer saber como chegar na Europa, conseguir o seu visto e revalidar o seu diploma de odontologia continue seguindo esse posto, pois vamos abordar cada um desses pontos para acabar com todas as suas dúvidas.

Me acompanhe para entender sobre:

  1. O caminho mais rápido e seguro para trabalhar como dentista na Europa
  2. Porque os dentistas brasileiros são mais valorizados em Portugal?
  3. Como revalidar o seu diploma de odontologia em Portugal
  4. Quanto tempo demora a validação?
  5. Necessito de uma assessoria especializada?

1) O caminho mais rápido e seguro para trabalhar como dentista na Europa.

 

Mudar de um continente para outro exige muitos sacrifícios e nos exige muita coragem para encarar os obstáculos que vem junto a decisão, além da distância temos que lidar com um clima totalmente novo, novas pessoas e costumes, um novo lar e a barreira linguística.

A maioria dos nossos clientes ficam mais receosos com o desafio de aprender uma nova língua e uma nova forma de se comunicar, por isso defendemos sempre que Portugal é uma ótima porta de entrada para quem quer trabalhar como dentista na Europa.

Além da língua ser muito semelhante com a nossa, há tratados internacionais que garantem facilidades aos brasileiros de conseguir o visto de residência, além desse fato por ser um país integrante da UE (união europeia) após conseguir o visto é possível trabalhar em qualquer outro país que faça parte do bloco.

Por exemplo:

  • Alemanha
  • Itália
  • França
  • Espanha 
  • Irlanda

São exemplos de países com ótimas oportunidades para os brasileiros, lembrando que por conta da eficiência dos transportes públicos da Europa não é incomum ver profissionais se deslocando entre os países para trabalhar e depois retornar para as suas casas.

2) Por que os dentistas brasileiros são mais valorizados em Portugal?

Antes de mais nada é necessário te informar que em Portugal não existe a figura do dentista, mas calma!

Eu explico.

Na Europa a odontologia é uma espécie de especialização da medicina, lá quem cuida da nossa saúde bucal é um médico odontologista que tem especialidade em medicina dentário, por isso no capítulo que trataremos sobre a revalidação do diploma de odontologia na Europa iremos traçar as necessidades de adequação do diploma brasileiro para o Português.

A consequência desse fato é que o profissional brasileiro muitas vezes é mais valorizado que o europeu, pois enquanto a odontologia é uma especialização de curto tempo para os médicos portugueses a odontologia é uma profissão independente no Brasil, sendo assim o dentista brasileiro passa mais tempo se qualificando durante a sua formação nas faculdades.

Por isso e pelas facilidades na concessão do visto, como iremos ver adiante, que sempre indicamos Portugal como uma bela porta de entrada para brasileiros que desejaram trabalhar como dentista na Europa.

Como revalidar o seu diploma de odontologia em Portugal.

A revalidação de diploma brasileiro na Europa é uma etapa muito importante e que se feita da forma correta garantirá que você aproveite as oportunidades disponíveis agora, garantindo mais segurança para a sua família.

Inclusive é comum que as empresas aguardem o prazo de revalidação e guardem a vaga para profissionais brasileiros, o que cresce a importância do procedimento ser realizado com atenção e precisão.

A revalidação passa por três etapas distintas:

  1. Fase documental;
  2. Seleção da faculdade e do processo de acordo com o seu perfil;
  3. Realização de exames; 
  4. Inscrição na Ordem dos Médicos Dentistas

Agora iremos tratar de cada uma das etapas:

Fase documental

a.1) Tradução Juramentada

A fase documental é importantíssima para um processo de revalidação sem dor de cabeça, pois um erro nessa fase pode significar de 06 meses a um ano de atraso no seu processo, fora as taxas que são pagas em euro.

Mas fique tranquilo! Não é nenhum bixo de sete cabeças e te darei dicas valiosas agora.

Primeiro fator a prestar atenção é com as formalidades

Dentre os principais erros mais cometidos pelos nossos clientes está a falta de tradução juramentada que inclusive escrevemos um guia completo sobre essa modalidade de tradução aqui 

Na prática a tradução juramentada é uma espécie de tradução realizada por profissionais habilitados pelo governo e deve ser realizada em cartório para que tenha validade no país onde pretendemos revalidar o diploma.

Por isso sempre reforçamos aos clientes para que não façam o procedimento com tradutores particulares, por mais que seja mais rápido e barato poderá significar um indeferimento do pedido e um atraso de 6 meses até um ano de trabalho na sua especialidade.

a.2) Apostilamento de Haia

A apostila de Haia nada mais é do que um certificado de autenticidade e validade de um documento público que autêntica a sua origem.

O apostilamento foi fruto da assinatura de um tratado internacional assinado pelo Brasil em 2015. Isso facilitou muito a sua vida, pois após fazer o seu apostilamento os seus documentos ficarão válidos para todos os países da Europa e dos demais signatários do tratado.

Antes desse tratado você teria que pegar uma longa fila, com poucas senhas e pagar uma taxa em euro no Consulado português e caso decidisse trabalhar em outro país teria que fazer todo o procedimento de novo.

Agora o apostilamento pode ser feito totalmente no Brasil e levar todos os seus documentos já prontos pelo valor médio de R$:75,00 a depender da sua cidade.

a.3) Relação de documentos necessários para a revalidação de diploma de dentista na Europa.

 
  • Diploma de Graduação
  • Histórico Escolar
  • Resumo das ementas escolares
  • Documento que conste a duração oficial do curso
  • Classificação final do curso convertida da nota brasileira para a portuguesa, que tem a escala de 0 a 20, diferentemente do Brasil que é de 0 a10.
  •  Página de avaliação de TCC com assinatura dos avaliadores + Trabalho científico orientado.

É importante ressaltar que toda essa documentação deve estar de acordo com a formalidade exigida pela faculdade de revalidação escolhida! Podendo ser necessária a tradução e apostilamento de todos os itens.

Quais são os tipos de revalidação de diploma para trabalhar como dentista na Europa em 2023

 

Imagino que você já deva ter procurado inúmeras vezes na internet como validar seu diploma de odontologia em Portugal e aparecem inúmeros resultados nas pesquisas, mas geralmente são confusos e com informações não muito úteis, por isso irei simplificar para você os três tipos e qual deles é importante para você.

  • Reconhecimento automático

Reconhece, de forma genérica, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre, doutor ou de diploma de técnico superior profissional. Ele só está aberto para certificados emitidos por Estados-membros da União Europeia, e poderá ser a sua porta de entrada para os demais países. Em outras palavras, só é válido para quem fez o curso superior ou pós-graduação na Europa ou realizou o reconhecimento de diploma em outro país da UE. Se você tem nacionalidade europeia e diploma brasileiro, este tipo de reconhecimento não se aplica a você.

  • Reconhecimento de nível

Ele irá comparar o seu grau ou diploma com o nível semelhante ao correspondente grau académico ou diploma de ensino superior português. Mas este certificado não lhe qualifica para se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas *OMD). Nesse tipo de reconhecimento você consegue o certificado de licenciatura (caso tenha 3 anos de curso em período integral), podendo atuar na área acadêmica. Mas não poderá atuar como médico dentista em Portugal.

  • Reconhecimento Específico

Ele irá reconhecer o seu diploma em Portugal, caso cumpra os critérios básicos e específicos. A comissão de equivalência fará uma análise completa do seu histórico escolar, sua carga horária, suas notas, seus créditos estudantis, etc. Este é o caminho mais barato para o reconhecimento do diploma de odontologia em Portugal. O custo desse processo pode variar entre 580 a 680 euros. Este reconhecimento lhe dará o direito a se inscrever na OMD e poder atuar em Portugal e na Europa.

Necessito de uma assessoria especializada?

O principal intuito do presente artigo é esclarecer de forma objetiva como funciona o processo de trabalhar como dentista na Europa em 2023.

Como você pode perceber, esse processo tem inúmeros detalhes, que por sua vez, podem trazer dúvidas e inseguranças, consequentemente levando o dentista a possíveis equívocos.

Infelizmente não é incomum que muitos percam a chance de exercer o seu trabalho, por não conhecer a lei, ou pior não se atentar para os detalhes e requisitos dela. Um indeferimento pode atrasar um ano da sua vida.

Por isso é muito importante saber sobre o assunto e estar atento a todos os requisitos do processo, para que não ocorram erros e a perda da chance de trabalhar com o que se ama.

A ajuda de uma profissional da área traz possibilidades que você talvez não saiba! Pois esta já possui mais intimidade com o assunto de modo que o acompanhamento desta profissional, garantem tranquilidade e assertividade ao revalidar o seu diploma na Europa.

Qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto, continue conosco temos outros artigos e guias que exemplificam melhor a questão.

5 2 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
NILSON
NILSON
1 ano atrás

Excelente post, e quero fazer uma assesoria com vocês, e atuar na Europa como Dentista.

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
trabalhar como dentista na Itália

1- POR QUE VIVER E TRABALHAR COMO DENTISTA NA ITÁLIA? Todos sabem que a Itália é referência em saúde, educação, segurança e qualidade de vida.  O país atraí profissionais do mundo todo que desejam ter uma carreira mais valorizada e maior qualidade de vida com a sua família, sendo possível equilibrar trabalho e lazer. Isso também é válido para o campo da Odontologia.  Além de haver um vasto…

como ser dentista na italia

Se você é dentista no Brasil e está insatisfeito com as condições de trabalho, segurança e qualidade de vida pode estar se perguntando sobre como ter uma carreira mais valorizada. Mas você sabia que é possível exercer a sua profissão na Itália sem ter que fazer uma nova faculdade para isso? Pois é!  A Itália assim como outros países da Europa possuem muito interesse em profissionais estrangeiros para…

Médico brasileiro recebendo suporte jurídico para exercer a medicina na Itália, simbolizando a transformação de carreira.

Você, médico que se sente frustrado com as condições de trabalho no Brasil, já imaginou um futuro onde suas habilidades são plenamente valorizadas e você pode exercer a medicina na Itália?  A realidade é que muitos profissionais da saúde brasileiros enfrentam desafios sérios, como sobrecarga de trabalho, baixos salários e ambiente estressante. A boa notícia é que há uma solução viável: a Itália, um país que oferece oportunidades…

Prev
123
2
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?