Quais as vantagens da cidadania italiana?

vantagens da cidadania italiana

Atualmente, o interesse pelo reconhecimento da cidadania italiana, por parte dos brasileiros, passa por um grande crescimento.

Esse aumento de interesse se dá por três motivos bem específicos: 

  • O grande número de ítalos descendentes nascidos no país;  
  • Maior compartilhamento de informações sobre as reais vantagens de se tornar um cidadão italiano;
  • Demora excessiva e endurecimento do processo de reconhecimento de cidadania em Portugal.

Dessa forma, se você já sabe que tem direito à cidadania italiana, mas ainda não se convenceu totalmente se deve ou não pleiteá-la, esse artigo foi feito para você ter mais convicção ou convencer aquele cônjuge que ainda está inseguro.

Neste artigo, decidimos trazer os melhores benefícios e vantagens da cidadania italiana para que você se convença de que não é um luxo e sim um investimento para toda a família.

Saiba mais em: Guia completo de como tirar a cidadania italiana.

1. Ser um cidadão europeu e ter toda a Europa como a sua casa.

Sim, é isso mesmo! 

A cidadania italiana te permite transitar não só pela Itália, mas por quase toda a  Europa, além de que você também pode morar e trabalhar em todos os 27 países integrantes da União Europeia (UE).

Tudo isso pelo simples fato de que, com a cidadania italiana, você também é reconhecido como um legítimo cidadão europeu, com todos os seus direitos e deveres assegurados. 

Como a Itália faz parte do bloco econômico da União Europa, a você é garantido a livre circulação e acesso a todos esses países, inclusive morar e trabalhar.

Em relação ao trabalho, uma exceção são as profissões que são reguladas por órgãos específicos, que exigem que o profissional passe por uma processo de reconhecimento do diploma

Para isso preparamos um artigo específico sobre o assunto.

Saiba mais em: Como validar o diploma na Itália.

Agora que você entendeu que ser cidadão italiano é sinônimo de liberdade e que há mais de 27 países e possibilidades te esperando, vamos seguir com as demais vantagens!

2. A força do passaporte italiano.

Muitos não sabem, mas o passaporte italiano está entre os 3 mais fortes do mundo. Ou seja, ele dá acesso a uma quantidade considerável de outros países. 

Assim, o passaporte italiano te ajuda a evitar a burocracia em  mais de 180 países e perde apenas para o visto conduto da Alemanha, Espanha e Singapura. 

Se você quer a cidadania italiana, e assim como eu ama viajar pelo mundo, então saiba que é possível fazer uma viagem aos Estados Unidos e não solicitar o visto.

Você não precisará de visto para entrar em países como Canadá e Japão também. Basta que apresente o passaporte europeu.

3. Estudar nas universidades da Itália e da Europa

Da mesma forma que não é exigido nenhum tipo de visto para circular dentro do território da União Europeia, com a cidadania italiana você não precisará de nenhuma autorização para estudar nas melhores universidades e começar uma carreira internacional.

Se o seu sonho for iniciar ou concluir o ensino superior na Europa, reconhecer a cidadania italiana é um dos caminhos mais fáceis para conquistá-lo. 

Reconhecer a sua cidadania italiana pode ser uma forma de ter acesso a outras fontes de conhecimento e, consequentemente, a novas oportunidades de vida. 

Vale ressaltar que estudar na Itália também é um primeiro passo para conseguir um trabalho não só por lá, mas por vários lugares na Europa. 

Além disso, se você já estuda no Brasil ou está próximo de concluir seu ensino superior é possível reconhecer sua trajetória acadêmica e apenas dar seguimento na Itália, obtendo o tão sonhado diploma europeu.

Diploma este que te garante trabalhar na Europa, assim como ser mais valorizada no Brasil, pois ter uma carreira internacional não é para qualquer um. Não é mesmo?

Com certeza para quem deseja ser um profissional valorizado esta é uma das melhores vantagens da cidadania italiana.

Saiba mais em: Quais são os documentos para requerer a cidadania italiana?

4. Trabalhar e ganhar em euro.

Hoje, o sonho de várias pessoas é trabalhar para empresas de fora e ganhar o seu suado salário em dólar ou euro. 

E não é para menos, a Europa oferece uma moeda valorizada em pelo menos 5x o valor da moeda brasileira, com custo de vida muito menor, o que se traduz em qualidade de vida!

Não é que esse sonho não se tornaria realidade se você não tivesse a cidadania italiana, mas com ela os riscos ficam muito menores.

Sem burocracia, suas oportunidades de trabalho são ainda maiores. 

Existem empresas que preferem contratar pessoas locais (ou manter o quesito europeu) a contratar estrangeiros. Então o seu leque de opções acaba sendo muito maior.

Além disso, você também seria beneficiado com as leis trabalhistas da Europa, ou seja, poderia se aposentar por lá e usufruir de uma série de direitos e vantagens.  

Viu só como são muitas as vantagens da cidadania italiana?

Saiba mais em: Como escolher o melhor especialista em cidadania italiana?

5. Cidadania italiana como herança.

O direito à cidadania possui transmissão automática para os filhos, um dos maiores fatores que motiva as pessoas a reivindicarem esse valor. 

Seguindo a Lei Italiana de Nacionalidade, basta que você atualize seu AIRE para que seus filhos tenham direito à cidadania italiana, se forem menores de idade. 

Por isso é comum dizer que a cidadania é também uma herança, passada de pai para filho.

Por isso, eu sempre bato nesta tecla com os meus clientes: a cidadania não é um custo, mas sim um investimento para você, seus filhos e netos.

Ter a cidadania é ter alternativas e possibilidades além do Brasil! Pense nisso!

5 1 Votar
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?