Como exercer o ofício sem ter que fazer uma nova formação.
Exercer a odontologia em Portugal é ter acesso a novas culturas, infraestrutura de qualidade e oportunidades de emprego que pagam até 160.000 euros anuais.
Mas para isso os brasileiros precisam optar entre duas alternativas: se matricular em uma universidade portuguesa e cursar a odontologia direto em Portugal ou revalidar o diploma e chegar na Europa pronto para exercer a sua profissão.
Hoje irei te contar tudo sobre como revalidar o seu diploma em Portugal.
Você já ouviu falar da revalidação de diploma estrangeiro em Portugal? Apesar de parecer complicado, é um processo bem simples e você, formado em odontologia no Brasil, já possui todos os requisitos necessários.
Então, se você ficou curioso para saber como exercer a odontologia em Portugal, como funciona a revalidação de diploma em Portugal e quais são seus benefícios, continue comigo neste conteúdo.
O que é revalidação de diploma ?
Em linhas simples, a revalidação de diploma é o processo de equiparação entre o diploma brasileiro e o diploma português.
Para isso, uma universidade portuguesa ficará responsável por analisar toda a sua vida acadêmica e verificar a possibilidade de compatibilização.
Alguns critérios objetivos serão analisados, como:
- Cargo horária;
- Quantidade de horas cursadas;
- Ementa das disciplinas constantes no seu diploma;
- Corpo docente;
- Trabalho de conclusão de curso.
- E outros critérios subjetivos que podem ser requeridos pela universidade revalidante.
Cabe destacar que a universidade portuguesa que analisará o seu diploma, fará de acordo com os critérios do curso que ela oferece, portanto é importante escolher a universidade que tenha um curso o mais próximo possível do que você fez no Brasil.
Apesar de parecer simples, Portugal conta com pelo menos 05 tipos de revalidação/reconhecimento de diploma hoje, portanto além de escolher bem a universidade que analisará o seu pedido, você também terá que acertar o tipo de reconhecimento.
O pedido deverá ser realizado diretamente na universidade que tenha vaga para o tipo de reconhecimento que você escolheu.
Em regra os documentos requeridos para esse processo são:
1.1 - Diploma
Seu diploma deve ter a firma reconhecida de quem lhe conferiu o grau e também deve realizar o apostilamento de Haia, que é um certificado de autenticidade e veracidade de documentos emitidos por países signatários da Convenção de Haia, que é o caso do Brasil.
1.2 - Histórico Escolar
Esse documento deve conter informações básicas, como seus dados pessoais, do curso e informações da sua vida acadêmica como disciplinas, notas, carga horária das disciplinas, carga horária total do curso, créditos e as notas finais do curso.
Geralmente as faculdades brasileiras costumam emitir esse documento de forma bem completa, mas é bom conferir tudo certinho antes de realizar o pedido de revalidação, para isso verifique se todas as folhas estão com o carimbo e assinatura da sua universidade e se está apostilado.
1.3 - Ementa escolares
Além do cronograma geral do curso, cada disciplina possui um cronograma específico que é chamado de ementa.
As ementas também deverão estar carimbadas e assinadas pela universidade.
Uma dica: Se a universidade disser que a ementa pode ser baixada na internet verifique com a direção se aquela ementa é a mais completa possível, para você ter uma idéia a média de folhas de uma ementa escolar é de 200 folhas.
1.4 - Duração do curso
Para cumprir esse requisito você terá que solicitar à universidade a emissão de um documento que ateste que você cursou com sucesso todo o programa oficial do curso ao longo de cinco anos.
1.5 - Classificação final do curso
Esse documento contém o seu grau final do curso após a apresentação do TCC, após recebê-lo será necessário fazer o apostilamento e reconhecimento de firma.
Dica: Antes de submeter esse documento em Portugal será necessário fazer a conversão da grade de notas brasileira (0-10) para a grade de notas portuguesas (0-20).
Outra dica importante é que todo esse processo pode ser feito antes de você ir para Portugal, basta que você tenha alguém para te representar em Portugal, caso tenha interesse confira mais sobre a nossa assessoria.
Bem agora você já sabe de forma geral como funciona o processo de reconhecimento do diploma de odontologia em Portugal e também já sabe dos documentos necessários para dar início ao processo.
Além disso, te contei que você nem precisa estar em Portugal para dar início ao processo.
Agora vou te contar as principais vantagens de exercer a odontologia em Portugal.
2- Quais são as vantagens de exercer a Odontologia em Portugal?
O processo de reconhecimento não é difícil, mas é necessário atenção e muitas vezes estratégia.
Ter o diploma de odontologia revalidado, além de permitir exercer a odontologia em Portugal abrirá muitas portas para o seu futuro.
Abaixo, vou listar 4 principais vantagens de internacionalizar o seu diploma para você e sua família.
Liberdade geográfica.
Ter o diploma reconhecido em Portugal é a sua chance de escolher onde trabalhar dentro do território europeu.
Isso se dá pelo bloco econômico da União Européia, que facilita o trânsito entre os países que fazem parte do bloco econômico.
Para saber quais são os países da União Européia e as suas possibilidades clique aqui.
Além disso, é possível aproveitar as vagas temporárias nas estações mais frias da Europa, pois é o momento em que o mercado carece de mão de obra e a oferta de boas remunerações aumenta consideravelmente.
Valorização da carreira.
Após a revalidação do seu diploma você receberá um diploma portugues, ou seja, um título de formação acadêmica internacional.
Outro ponto importante é que a odontologia em Portugal é uma especialidade do curso de medicina, o que implicará em duas coisas: o seu diploma será revalidado como de Mestrado em Medicina odontológica havendo automaticamente uma promoção acadêmica e que dependendo da universidade que você escolher e da sua formação será necessário uma complementação acadêmica.
É inegável o prestígio de profissionais que tenham se formado ou especializado no exterior, o que torna a percepção de autoridade elevada.
Esses profissionais se tornam mais desejados e consequentemente costumam receber salários melhores.
Se você gostaria de receber melhores salários e ser mais valorizado, saiba que esse é um efeito colateral da equiparação do seu diploma com o portugues.
Segurança
Inegavelmente nosso país não é conhecido por priorizar a segurança dos brasileiros.
E quando pensamos em nossa família e filhos essa preocupação se torna um grande diferencial a ser observado ao escolher um novo país para viver.
Segundo o Global Peace Index, instituição que elabora estudos sobre a segurança interna, externa e criminalidade dos países, Portugal ocupa a 32 posição no ranking dos países mais seguros em contraste com o Brasil que ocupa a 132 posição.
Sim! São 100 posições de diferença entre os dois países.
Para quem está acostumado com a sensação de insegurança das ruas brasileiras, a sensação de segurança de Portugal chega a chocar.
Um exemplo?
Enquanto que no Brasil, que tem condições financeiras se vê quase que obrigado a ter um veículo blindado, em Portugal essa situação é praticamente inexistente.
Conclusão
Com este conteúdo, você teve uma noção maior sobre como exercer o ofício da odontologia em Portugal.
Basicamente, você entendeu que se trata de um processo de equiparação entre os diplomas brasileiros e portugueses.
Por isso, você não precisa recomeçar a sua vida do zero em Portugal.
Além disso, mostrei quais são as vantagens de você ter o diploma de odontologia revalidado em Portugal.
Veja que uma das vantagens mais importantes é a segurança, assim como o maior poder da família .
Apesar de parecer complexo, comentei que é algo viável se você está pensando em ser dentista em Portugal.
Converse com seu advogado especialista em revalidação de diploma de odontologia em Portugal para verificar qual é a forma que mais se adequa ao seu caso.
Conhece alguém que está com dúvidas sobre o assunto?
Então, compartilhe esse conteúdo via WhatsApp.
Com certeza, vai ajudar muito.
Até o próximo conteúdo.
Um abraço!