Reconhecimento Específico de Diploma de Saúde em Portugal em 2024

reconhecimento específico de diploma de saúde

Se você profissional da saúde tem dúvida se pode atuar em Portugal com o seu diploma brasileiro, saiba que sim!

Essa transição de profissionais é interessante para o Brasil que se faz representar em outros países, assim como para Portugal que recebe profissionais já qualificados que podem suprir demandas de trabalho existentes no continente.

Ao falar de reconhecimento específico de diploma de saúde em Portugal, é necessário explicar que Portugal conta com 05 formas de reconhecer diplomas, sendo duas delas voltadas para estudantes e 03 voltadas para profissionais que desejam exercer a profissão em Portugal.

Tratando-se do desejo de trabalhar em Portugal o reconhecimento específico é o mais indicado, pois ele é o que te habilitar a se cadastrar nos órgãos reguladores das profissões em Portugal, e dependendo da sua vida acadêmica, ele te exime de ter que comparecer a algum banco escolar universitário português.

O Reconhecimento Específico do Curso de Medicina no país está estatuído em regulamento próprio, elaborado pelo Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e é revisto com alguma periodicidade.

Trata-se do Regulamento do Processo de Reconhecimento Específico, que iremos destrinchar abaixo.

Me acompanhou até aqui? Então siga comigo pois ainda temos bastante coisa para tratar sobre reconhecimento específico de diploma de saúde em Portugal.

1- O que é exigido nesse processo?

1.1 - Etapa de documentos

Nesta etapa o candidato deverá reunir toda a documentação exigida no processo, mas lembre-se que reunir a documentação não é todo o necessário.

Para que os documentos tenham validade é necessário que sejam validados, felizmente existe um procedimento simplificado para isso, que é o apostilamento de Haia.

Esse procedimento consiste em um selo de validade e veracidade dos documentos apresentados, esse apostilamento deve ser feito em todos os documentos necessários para iniciar o processo.

Além disso, se os seus documentos estiverem em uma língua diferente do: português, inglês, francês e espanhol, será necessário estar traduzido por tradução juramentada, que nada mais é que um tradução realizada por um tradutor credenciado pelo governo.

O lado positivo disso é que todos esses procedimentos podem ser realizados ainda no Brasil.

Pareceu confuso? Saiba que tenho uma assessoria especializada sobre esse assunto e caso você tenha interesse em saber mais, clique aqui.

Agora vou deixar aqui embaixo toda a relação exigida pela lei portuguesa:

 

  • Cópia do Diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  • Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  • Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

2- Candidatura para o reconhecimento específico de diploma de saúde em Portugal

Após reunir toda a documentação exigida e cumprir com todas as legalidades obrigatórias, chegou a hora de escolher uma instituição para reconhecer o seu diploma.

Em Portugal esse processo fica a cargo das Universidades públicas, que possuem regulamento próprio e autonomia para julgar os pedidos de reconhecimento.

Eu preciso destacar que não existe um parâmetro geral de análise de compatibilidade de diplomas, portanto cada universidade fará a análise com base no seu próprio curso.

E isso implica no sentido de que escolher errado pode te levar a um indeferimento lá na frente e uma baita dor de cabeça.

Em nossas assessorias sempre buscamos primeiro alinhar os cursos com o maior grau de semelhança com o dos nossos clientes, pois é esse fator que garantirá o seu sucesso ou fracasso.

Após o protocolo o júri, nomeado pela Universidade escolhida que recebe a candidatura, analisa a documentação do requerente e decide pelo deferimento do pedido de acordo com os seguintes critérios, cumulativamente: 

  1. a) comparabilidade do nível de conteúdos científicos dos programas de aprendizagem;
    e
    b) comparabilidade da carga horária das unidades curriculares (disciplinas) teóricas e práticas.

3- Etapa de exames para reconhecimento específico de diploma de saúde em Portugal.

Após o deferimento dos depoimentos pelo júri, o candidato estará apto a realizar a parte prática do reconhecimento.

O Exame de Reconhecimento Específico é constituído por três componentes, sendo cada um deles de caráter eliminatório. 

Porém, o candidato poderá ter uma única reprovação em qualquer uma das etapas e continuar na fase em que parou.

Abaixo se encontram todos os exames e provas que constituem o Exame de Reconhecimento Específico de diploma de saúde em Portugal.

1. EXAME ESCRITO

  1. a) Constituído por 120 questões de escolha múltipla entre 5 opções, sendo apenas 1 resposta correta;
    b) Duração de 180 minutos;
    c) Fica aprovado o candidato que acertar um mínimo de 60 questões ou 50% do exame;

     

O candidato aprovado passa automaticamente à etapa da prova prática/clínica.

2. PROVA PRÁTICA / CLÍNICA (exclusiva para os cursos de medicina)

  1. a) Sorteio de um paciente da área de Medicina ou Cirurgia;
    b) O doente é observado por 60 minutos;
    c) Dá-se a elaboração de um relatório ( história clínica) em até 60 minutos contendo: anamnese, exame físico e discussão dos meios complementares  terapêutica e prognóstico;
    d) Discussão do relatório no dia seguinte com a duração máxima de uma hora;
    e) A prova prática/clínica é agendada entre os meses de abril e maio do não de realização da prova escrita.

O candidato aprovado passa automaticamente à etapa final do mestrado.

3. TRABALHO FINAL DE MESTRADO INTEGRADO OU EQUIVALENTE

  1. a) Elaboração e entrega de um dos seguintes trabalhos:
  2. i) Dissertação;
  3. ii) Monografia;

iii) Relatório Curricular;

  1. b) A entrega do Trabalho Final se dá em até 6 meses após a aprovação da prova prática/clínica;
  2. c) A discussão do Trabalho Final ocorrerá no prazo máximo de 2 meses após a sua submissão ao júri.

Conclusão

Com este conteúdo, você entendeu como funciona o reconhecimento específico de diplomas de saúde em Portugal.

E que esse processo te permite exercer sua profissão em Portugal.

Te contei que existem pelo menos cinco modos de fazer esse processo, mas para o seu caso somente um se aplica: reconhecimento específico.

Mas tudo vai depender do seu histórico, da sua formação, atividade acadêmica e objetivos individuais.

Não é porque uma pessoa fez de um jeito que necessariamente aquele jeito será melhor para você, pois há uma incidência grande de condicionantes subjetivas no processo.

Mas não fique preocupado, nós do Albieri Advocacia possuímos um assessoria completa para te ajudar do início ao fim na realização de mais esse sonho.

E, aí, gostou do conteúdo?

Conhece alguém que gostaria de trabalhar na Europa?

Então, compartilhe esse artigo.

Você pode ajudar muita gente!

Fique ligado aqui no Blog do Albieri Advocacia, pois, frequentemente, produzimos materiais sobre a internacionalização de carreiras entre o Brasil e outros países.

Até a próxima! Um abraço.

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
trabalhar como dentista na Itália

1- POR QUE VIVER E TRABALHAR COMO DENTISTA NA ITÁLIA? Todos sabem que a Itália é referência em saúde, educação, segurança e qualidade de vida.  O país atraí profissionais do mundo todo que desejam ter uma carreira mais valorizada e maior qualidade de vida com a sua família, sendo possível equilibrar trabalho e lazer. Isso também é válido para o campo da Odontologia.  Além de haver um vasto…

como ser dentista na italia

Se você é dentista no Brasil e está insatisfeito com as condições de trabalho, segurança e qualidade de vida pode estar se perguntando sobre como ter uma carreira mais valorizada. Mas você sabia que é possível exercer a sua profissão na Itália sem ter que fazer uma nova faculdade para isso? Pois é!  A Itália assim como outros países da Europa possuem muito interesse em profissionais estrangeiros para…

Médico brasileiro recebendo suporte jurídico para exercer a medicina na Itália, simbolizando a transformação de carreira.

Você, médico que se sente frustrado com as condições de trabalho no Brasil, já imaginou um futuro onde suas habilidades são plenamente valorizadas e você pode exercer a medicina na Itália?  A realidade é que muitos profissionais da saúde brasileiros enfrentam desafios sérios, como sobrecarga de trabalho, baixos salários e ambiente estressante. A boa notícia é que há uma solução viável: a Itália, um país que oferece oportunidades…

Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?