Se você chegou aqui querendo saber se quem se forma no Brasil pode atuar em Portugal, então a resposta é sim!
Mas calma, para trabalhar em Portugal com o diploma brasileiro é preciso passar por um processo de equiparação de diplomas, conhecido como reconhecimento de diploma estrangeiro.
Esse procedimento tem o objetivo de verificar se a sua formação brasileira tem equiparação com a portuguesa, então espere ser avaliado na sua nota média final, carga horária, disciplinas e etc.
Todo esse procedimento deve ser realizado perante a uma universidade portuguesa, que irá compor uma banca para analisar a sua compatibilidade.
Apesar de parecer ser um processo simples, ele é bem burocrático! Muitas vezes o fato de não atender alguma exigência da universidade é sinônimo de indeferimento, portanto é interessante considerar a contratação de um profissional especialista na área.
Mas eu quero destacar que o processo é totalmente possível e não é burocracia que te deixará longe de realizar o seu sonho, pelo menos eu não vou deixar!
Agora vamos dar mais um passo para descobrir como atuar em Portugal tendo uma formação brasileira.
01- Quanto custa fazer o reconhecimento do diploma de graduação em Portugal?
Se você possui o nível de graduação e deseja atuar em Portugal então a média de valor gasto será em torno de 450 euros, mas esse valor se refere somente às taxas a serem pagas para a universidade que irá analisar o seu pedido.
É importante ressaltar que o processo de reconhecimento de graduação conta com mais de 05 modalidades de validação, portanto é preciso muito cuidado para não solicitar a modalidade errada e gastar um valor que não será reembolsável.
Outra questão que muitas pessoas se confundem é na hora de escolher a universidade que irá analisar seu pedido de equiparação de diplomas, se a universidade tiver uma linha pedagógica muito diferente da sua formação no Brasil, poderá aumentar significativamente as suas chances de indeferimento.
Portanto é necessário ter uma visão estratégica sobre todo o processo, desde a escolha da instituição até a reunião dos documentos.
Além da taxa de 450 euros é importante que você se preocupe com o valor a ser pago de apostilamento de documentos, moradia e aquisição de visto.
Então uma consultoria completa pode te ajudar a economizar pelo menos 45% dos gastos que você teria normalmente.
Ela poderá te indicar a universidade com o perfil mais parecido com o seu, boas oportunidades de moradia, visto mais adequado para o seu caso ou até mesmo a cidadania portuguesa que você pode ter direito.
Considere a opção.
02- E como funciona o reconhecimento de diploma de mestrado e doutorado em Portugal?
Para quem deseja atuar em Portugal utilizando sua formação acadêmica a nível mestrado e doutorado também há um processo de equiparação de diplomas.
Muito semelhante ao de graduação, mas com uma observação: Só é possível reconhecer o mestrado e doutorado após reconhecer a graduação.
O órgão responsável por esse processo é a DGS.
O prazo para finalizar o procedimento é de 6 meses, mas na prática, sendo realista, devido a grande procura o prazo passou a ser de pelo menos 12 meses.
O reconhecimento da especialidade é muito valorizada na Europa e abrirá bastantes oportunidades interessantes.
03- E se a minha profissão tiver órgão regulador?
Neste caso, como os dentistas, após finalizar o processo de validação do diploma brasileiro, será necessário pedir a habilitação perante ao seu órgão regulador.
E somente após o deferimento dessa habilitação é que você terá a liberdade de exercer sua profissão em Portugal.
04- Vale a pena validar o diploma em Portugal?
Se o seu sonho é morar na Europa com segurança para a sua família, eu te digo que esse é o melhor caminho.
A validação dará a segurança de poder trabalhar exercendo o seu ofício e ainda recebendo para isso.
Além desse fato, a sua validação te dará facilidades para receber o visto de trabalho e ainda te abrirá as portas para a Europa.
Pois é! Ter o diploma validado não te habilita somente para atuar em Portugal, mas te habilita a exercer a profissão em outros países que fazem, desde que se cumpram os requisitos.
Na Itália, por exemplo, é necessário ter três anos de atuação com o diploma reconhecido, mas pode se fazer o pedido de reconhecimento diretamente no país, pois tende a ser mais rápido.
Existem também as oportunidades de inverno e a possibilidade de empreender em países diferentes.
São muitas possibilidades para atuar em Portugal.
05- Preciso de uma assessoria especializada?
Com este conteúdo, você entende melhor os requisitos para atuar em Portugal.
Primeiramente, expliquei que será necessário passar por um procedimento de reconhecimento de diploma.
Depois, expliquei sobre as taxas e prazos envolvidos.
Lembre-se que o prazo e as taxas são aproximadas, cada caso é um caso e deve ser analisado de forma personalizada.
Por fim, comentei que um advogado/assessor pode ser fundamental para você evitar prejuízos e perder tempo.
Conhece alguém que tem esse sonho?
Então, compartilhe este conteúdo.
Contar com um advogado especialista nesse processo é totalmente recomendado.
Que tal investir um pouco para conseguir um benefício que vai mudar a sua vida?
Com certeza, vale a pena.
Agora, vou ficando por aqui.
Um abraço! Até a próxima.