Como trabalhar em Portugal utilizando seu diploma brasileiro?

como trabalhar em portugal

Entenda como funciona o processo de reconhecimento de diploma brasileiro em Portugal e como trabalhar em Portugal na sua profissão com segurança.

 

O processo de reconhecimento de diploma é um ferramenta bastante útil para quem sonha com a vida na Europa, mas não abre mão da segurança familiar.

 

Esse procedimento consiste em uma análise pormenorizada da compatibilidade entre o diploma brasileiro e o português, tudo isso realizado por uma comissão formada pelas universidades públicas lusitanas.

 

A notícia boa é que apesar de ser um processo burocrático, ele é totalmente possível e hoje eu acredito que você tem todos os documentos necessários para começar.

 

Contudo, temos constatado, em muitas causas que nos chegam, que o reconhecimento de diplomas é impossível, com o intuito de desmotivar as pessoas.

 

Essa aparente dificuldade acontece, muitas vezes, por dificuldades de conciliar a vida profissional no Brasil, com os requisitos necessários para ter um resultado positivo no processo.

 

Uma documentação mal formatada ou a escolha do tipo de reconhecimento errado  é o bastante para que você tenha um indeferimento do seu pedido.

 

Já lidei com causas mais lamentáveis, quando uma brasileira escolheu uma universidade que era bem diferente do curso dela aqui no Brasil e que além de perder tempo acabou perdendo dinheiro com o indeferimento.

 

Mas fique tranquilo iremos continuar nossa caminhada para que você entenda como é possível trabalhar em Portugal utilizando a sua formação.

Entenda um pouco mais sobre os mitos ao validar o diploma em Portugal.

Preciso de cidadania portuguesa para trabalhar em Portugal com a minha graduação?

Uma das dúvidas que recebo com frequência é se é necessário ter cidadania portuguesa para participar do processo de reconhecimento.

 

A resposta é não! E por agora nem é preciso se preocupar com vistos.

 

Isso porque as primeiras fases de preparação de documentação, podem e eu aconselho que seja feita no Brasil, isso porque, caso aconteça algum problema haverá tempo hábil para corrigir.

 

Inclusive, não somente os documentos, mas toda a primeira fase pode ser feita e acompanhada ainda aqui no Brasil.

 

Após a primeira fase, será necessário fazer uma prova teórica e dependendo do seu curso prática para avaliar o nível dos seus conhecimentos, nesse momento sim, você terá que estar em Portugal.

 

Mas para isso só o visto já te garante a possibilidade de realizar a prova e voltar ao Brasil.

 

Confira mais sobre cidadania portuguesa

.

Como os documentos são a sua principal ponte para trabalhar em Portugal.

Como a validação é um processo de análise e comparação da sua vida acadêmica no Brasil com a exercida em Portugal, é fundamental ter uma documentação excepcional.

 

Para isso, descrevi abaixo a relação de documentos necessários para dar entrada no processo.

 

Requisitos documentais

  • Cópia autenticada do diploma de medicina
  • Cópia autenticada do certificado das disciplinas cursadas, com indicação das respectivas classificações
  • Cópia autenticada do programa das disciplinas do curso
  • Certificado de habilitações passado pela faculdade onde obteve o diploma, com indicação da duração do curso e do valor do grau conferido pelo diploma
  • Documento comprovativo da nacionalidade
  • Certificado do registo criminal do país de origem

Requisitos acadêmicos

  • O curso de medicina precisa ter uma duração mínima de 6 anos (12 semestres)
  • Precisa incluir formação teórica e prática nas áreas de medicina preventiva, clínica geral, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e psiquiatria
  • As instituições e cursos precisam ser reconhecidos pelas autoridades competentes do país onde o diploma foi obtido
  • Prova de conhecimentos gerais sobre a profissão

 

Todos os documentos estrangeiros precisam ser devidamente autenticados pelos serviços oficiais e traduzidos para português  por tradutor juramentado, se redigidos noutra língua.


No caso de nós brasileiros não é necessário a tradução juramentada, mas eu reforço a obrigatoriedade do apostilamento desses documentos.


Além desses fatores é importante você entender que há particularidades que eu só consigo analisar caso a caso, por exemplo a carga horária do curso de graduação, que varia muito com a data da sua conclusão do curso.


Portanto uma assessoria pode te ajudar com toda a burocracia.

Para saber mais sobre a minha assessoria

As dificuldades do reconhecimento de diploma para quem quer trabalhar em Portugal.

Se você está lendo esse texto e já deu entrada no seu processo de reconhecimento de diploma, sabe exatamente do que estou falando.

 

Quando inicia-se o processo, principalmente, sua vida entra em colapso, isso porque é difícil conciliar a pesada rotina de trabalho com os requisitos burocráticos do sistema.

 

E começa a angústia.

 

Surgem muitas dúvidas, mas a informação é escassa, o contato difícil e às vezes acontece de ter uma má vontade da universidade reconhecedora.

 

Nesse momento é comum se sentir desesperado. 

 

Já ouvi de mais de um cliente que ele se sentia injustiçado por o processo dele estar dando errado.

 

É nessa hora que cresce  a importância de estar sendo bem assessorado.

 

Essa semana mesmo um cliente médico que já estava no Brasil teve um problema com o indeferimento e não sabia o que fazer, se tinha que ir em Portugal, se ficava no Brasil, uma grande confusão!

 

Minha equipe resolveu tudo para ele.

Saiba mais como ser médico em Portugal.

Conclusão

Se você está passando por um processo de reconhecimento de diplomas para trabalhar em Portugal e sofre um indeferimento, é importantíssimo que  tome providências rapidamente.

 

A demora não vai ajudar no processo.

 

Será necessário elaborar uma estratégia de defesa que, de preferência, conte com a ajuda de um especialista.

 

E é de suma importância que nenhuma das etapas  seja negligenciada, até mesmo um recurso em caso de reprovação na prova prática, por exemplo, é fundamental, por mais dolorosa que seja essa situação.

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?