Como validar diploma de enfermagem em Portugal

Como-validar-diploma-enfermagem-em-Portugal

1. Introdução

Se você é enfermeiro no Brasil, sabe o quanto essa profissão tem estado saturada em nosso país.

Por muitas vezes esse cenário desestimula os profissionais de enfermagem do que os motiva a continuar exercendo essa profissão tão fundamental a nós.

Sem contar os baixos salários, hospitais sem condições adequadas de trabalho e  a falta de previsão de aumentos.

Porém, o que você talvez não saiba é que existe uma forma de ser mais reconhecido e ter acesso a novas oportunidades na Europa e ainda de quebra ganhar em Euro.

E uma excelente porta de entrada é Portugal, isso porque a terra lusitana possui uma demanda crescente por profissionais da área da saúde qualificados.

E sabe o que é melhor?

Você já tem quase tudo para exercer a sua profissão lá, mas falta apenas um processo.

Mas talvez você esteja hesitando, preocupado com os desafios e obstáculos que podem surgir no processo de como validar diploma de enfermagem em Portugal. 

Deixe-nos ajudá-lo a entender como é possível superar esses obstáculos e alcançar seus objetivos de carreira.

Para isso, preste atenção nos tópicos abaixo:



2. O que é validar diploma de enfermagem em Portugal?

Em linhas gerais, o processo de validação do seu diploma brasileiro de enfermagem em Portugal nada mais é do que um processo de equiparação entre as duas formações.

Esse processo é obrigatório para que você possa exercer a profissão em Portugal, e a sua obrigação se dá por uma necessidade de equiparar as formações, visto que cada país adota critérios diferentes nas formações dos seus profissionais.

Mas fique tranquilo que esse processo não é exclusividade dos enfermeiros, os médicos, dentistas e demais profissionais também tem que passar por esse processo.

Esse processo é realizado através da análise dos seus documentos e de toda a  sua trajetória acadêmica, e a universidade que irá analisar o seu caso irá analisar de acordo com as diretrizes da formação portuguesa.

Mas Tamires, o que isso influencia no meu caso?

Praticamente tudo, mas calma que eu explico.

Com esse fato é fundamental escolher uma universidade que tenha o curso o mais parecido possível com seu, pois uma escolha errada aqui pode ocasionar um indeferimento no seu processo.

Apesar de parecer se simples, Portugal conta com pelo menos 05 formas diferentes de como validar/ reconhecer o diploma em Portugal, aqui também podem ser cometidos erros.

3. Quais os documentos requeridos para validar o diploma de enfermagem em Portugal?

Se você chegou até aqui já deve ter percebido que além de escolher a forma de validação correta é fundamental entregar os documentos de forma impecável.

Isso porque a banca responsável por analisar os seus documentos não irá se esforçar caso você mande algum documento errado.

Para evitar isso eu vou deixar aqui embaixo a lista dos documentos necessários, assim como as formalidades exigidas.

Os documentos são:

  • Diploma de graduação ou Pós-graduação;
  • Histórico escolar;
  • Comprovação de experiência profissional (opcional);
  • Passaporte ou documento de identidade;
  • Trabalho de conclusão do curso;
  • Ementa escolar; e
  • Classificação final do curso.

Tão importante quanto ter todos os documentos reunidos é estar com eles na formalidade requerida pelos portugueses.

E como eu já te falei ali em cima, isso se dá pois as formalidades são diferentes entre os países, então ter os documentos em mãos não significa que eles são válidos, não ainda.

Mas essa não é a parte mais difícil, porque tanto o Brasil quanto Portugal são signatários da Convenção de Haia, que facilitou em muito o atestado de veracidade e validade dos seus documentos.

Com  a assinatura da convenção os países signatários passaram a aderir o apostilamento, que é um certificado de autenticidade e veracidade de documentos emitidos.

Então agora que você está com os documentos reunidos basta apenas fazer o apostilamento, que pode ser feito aí no cartório mais próximo da sua casa.

Em resumo, a validação do diploma de enfermagem em Portugal exige a apresentação de documentos completos e corretos, atendendo a todas as exigências das autoridades competentes. 

É fundamental estar atento aos prazos e formas de envio dos documentos, bem como realizar o apostilamento quando necessário.

Caso contrário, o processo de validação pode ser prejudicado, atrasando a legalização do diploma e, consequentemente, a possibilidade de exercer a profissão no país.

Ah! Caso alguém fale para você que é necessário fazer a tradução juramentada saiba que para Portugal não é preciso, visto que os dois países envolvidos são falantes da língua portuguesa, o que já é um custo a menos.

4. Quais são as vantagens de validar diploma de enfermagem em Portugal?

Até o momento eu já te explique em linhas gerais como validar diploma de enfermagem em Portugal e agora nós iremos conversar sobre as vantagens.

Se viver em um local muito mais seguro para você, sua família e filhos além de ganhar em euro, uma moeda 5x mais forte do que o real, não for vantagem suficiente, há muito mais.

4.1 Qualidade de vida

Portugal é um país conhecido pela sua excelente qualidade de vida. 

Com clima ameno, paisagens naturais incríveis e uma cultura rica e diversificada, o país oferece ótimas condições para quem deseja viver bem. 

Além disso, o sistema de saúde português é considerado um dos melhores da Europa, o que proporciona uma maior segurança, tranquilidade e valorização para quem exerce a profissão de enfermagem.

4.2 Possibilidade de especialização internacional

Exercer enfermagem em Portugal também pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja se especializar na área. 

O país possui diversas universidades e instituições que oferecem cursos de especialização em enfermagem, como pós-graduações e mestrados. 

Com isso, o profissional pode aprimorar seus conhecimentos e habilidades, o que aumenta suas chances de crescimento profissional e de melhores remunerações.

E caso futuramente você venha a desejar voltar para o Brasil tenha certeza que um diploma internacional fará muita diferença na sua vida.

4.3 Experiência internacional

Exercer enfermagem em Portugal pode ser uma ótima forma de adquirir experiência internacional, o que pode ser um diferencial importante em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

A vivência em um país estrangeiro também pode proporcionar novas experiências e perspectivas, o que é enriquecedor tanto para a vida pessoal quanto profissional.

4.4 Liberdade geográfica

Ter o diploma reconhecido em Portugal é a sua chance de escolher onde trabalhar dentro do território europeu.

Isso se dá pelo bloco econômico da União Européia, que facilita o trânsito entre os países que fazem parte do bloco econômico.

Para saber quais são os países da União Européia e as suas possibilidades clique aqui.

Além disso, é possível aproveitar as vagas temporárias nas estações mais frias da Europa, pois é o momento em que o mercado carece de mão de obra e a oferta de boas remunerações aumenta consideravelmente.

5. Preciso de uma assessoria especializada?

Até aqui eu te expliquei como validar diploma de enfermagem em Portugal e todas as peculiaridades e riscos envolvidos.

Você pode fazer esse processo sozinho, mas conforme foi demonstrado existem muitos riscos envolvidos.

E Portugal possui uma peculiaridade que uma vez que seu processo seja indeferido não poderá ser iniciado outro.

Por isso, cresce a importância de ser bem assessorado para que todas as fases ocorram da melhor forma possível e não atrapalhem o seu dia a dia.

Pois sabemos muito bem que a rotina do enfermeiro não é fácil e conciliar um processo detalhado com os afazeres pode ser uma tarefa muito penosa.

Para evitar riscos e garantir o sucesso na validação do diploma, eu recomendo contar com a ajuda de uma assessoria especializada que tenha experiência e conhecimento no assunto

O Albieri Advocacia, por exemplo, oferece serviços completos de assessoria para validação de diplomas estrangeiros em Portugal, garantindo que todo o processo seja realizado de forma correta e eficiente. 

Com isso, o profissional pode exercer sua profissão legalmente em Portugal e desfrutar de todas as vantagens que o país oferece.

Agora que você já conhece essa possibilidade, eu vou me despedir!

Se você conhece alguém que possa se  interessar em internacionalizar a sua carreira, encaminhe esse conteúdo para ela!

Grande abraço!

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?