Como ser farmacêutico em Portugal?

Como ser farmacêutico em Portugal

Migrar para um país com a realidade social melhor que a do Brasil é um sonho para muitos, por vezes, representa uma possibilidade de viver melhor com a sua família e isso tem se tornado uma tendência entre os brasileiros, conforme pesquisa realizada pelo governo a migração para outros países subiu 300% em 2023.

Mas uma grande dificuldade enfrentada pelas pessoas que desejam sair do Brasil é saber por onde começar.

E de fato são muitas possibilidades!

E o que muitas pessoas não sabem é que existe a possibilidade do seu diploma ter validade em Portugal.

Hoje irei tratar sobre a possibilidade de validar o seu diploma de farmacêutico em Portugal e já chegar lá com a sua profissão reconhecida.

Isso facilitará o seu posicionamento no mercado de trabalho e te ajudará a trazer mais segurança para a sua família.

Neste post irei esclarecer quais são os documentos, procedimentos para ser farmacêutico em 2023, de forma rápida e econômica.

Me acompanhe para entender sobre:

01. Como funciona o curso de farmácia em Portugal.

Para ser farmacêutico em Portugal é muito importante que você entenda como funciona o seu curso nas terras lusitanas.

Isso porque você terá que passar por um processo de equiparação entre os diplomas, visto que os diplomas brasileiros de farmácia ainda não tem equiparação automática com os portugueses.

Esse processo é conhecido como reconhecimento de diploma, onde uma universidade irá analisar as compatibilidades entre as formações.

Agora é importante você entender que os cursos superiores em Portugal são divididos em ciclos:

  1. Ciclo 01: Licenciaturas (equivalente a graduação no Brasil)
  2. Ciclo 02: Mestrados 
  3. Ciclo 03: Doutorados

Ocorre que especificamente o curso de farmácia é um curso de mestrado integrado, ou seja, aglutina o ciclo 01 e 02 em um só, tornando a duração do curso total em 05 anos.

Assim como para os dentistas, isso pode se tornar motivo de necessidade de complementação de horas em alguma universidade portuguesa, mas calma! Isso demanda uma análise caso a caso para determinar essa necessidade de complementação ou não.

Inclusive se você possui um mestrado em ciências farmacêuticas ou em alguma área ligada à farmácia é bem possível não ser preciso complementar essas horas.

Um ponto positivo caso você opte por complementar as suas horas é que após a equiparação você receberá um título de mestre em farmácia, uma titulação internacional muito valorizada no Brasil.

Bacana né?

Vamos tratar agora especificamente do reconhecimento de diploma farmacêutico em Portugal.

02. A importância do reconhecimento de diploma para quem quer ser farmacêutico em Portugal.

Diferente das revalidações na Itália e na Espanha, que são realizadas pelo Ministério da Saúde desses países, em Portugal o reconhecimento fica a cargo das Universidades públicas e particulares dos países.

Conforme tratamos no item superior para exercer a farmácia em Portugal é obrigatório fazer a equivalência de diploma estrangeiro, o famoso reconhecimento de diploma estrangeiro, que podem ser de dois tipos:

  1. Reconhecimento de nível;
  2. Reconhecimento específico.

A) Reconhecimento de nível.

Ele irá comparar o seu grau ou diploma com o nível semelhante ao correspondente grau académico ou diploma de ensino superior português.

A diferença é que não te qualificares para se inscrever na Ordem dos Farmacêuticos, órgão regulamentador da profissão no país, portanto o seu raio profissional fica limitado a trabalhar em atividades acadêmicas.

Então, se o seu objetivo é esse, você está diante da modalidade de reconhecimento mais simples para se adquirir e ideal para o seu caso.

Mas se você quer trabalhar como farmacêutica então o mais indicado é o reconhecimento específico.

B) Reconhecimento específico

Ele irá reconhecer o seu diploma brasileiro como diploma português, é realizada por uma universidade portuguesa que irá analisar:

  • Histórico escolar;
  • Carga horária;
  • Graus obtidos nas disciplinas;
  • Suas notas;
  • TCC; e etc.

Esse tipo de reconhecimento pode levar ao reconhecimento do seu diploma ou a uma necessidade de complementação de horas.

Essa modalidade de reconhecimento demanda a realização de provas práticas e teóricas e caso você não seja aprovada não será mais possível requerer o reconhecimento específico naquela mesma universidade.

Portanto, uma assessoria especializada, vai te ajudar a estudar e se candidatar a universidade portuguesas em que você tem as maiores chances de ser aprovada.

Entendemos que o dia a dia é muito pesado e ainda ter que lidar com toda essa burocracia envolvendo a internacionalização da sua carreira, pode distanciar o seu sonho de ser farmacêutico em Portugal da sua realidade, então pense cuidadosamente sobre contratar um profissional especialista.

Dica Geral: Independente da forma como você fará o seu reconhecimento é muito importante fazer um estudo prévios sobre a carga horária, grade curricular e o histórico de reconhecimento da universidade que você irá requerer, pois elas são muito criteriosas e qualquer erro nesse sentido vai fatalmente se tornar um indeferimento permanente.

5.Advogado Internacionalistas: entenda por que você precisa ter uma.

O principal intuito do presente artigo é esclarecer de forma objetiva como está o processo de reconhecimento de diploma farmacêutico, visto que ele te dá o direito de ser farmacêutico em Portugal.

Como você pode perceber, o processo de reconhecimento tem inúmeros detalhes, que por sua vez, podem trazer dúvidas e inseguranças, consequentemente levando o formado a possíveis equívocos.

Infelizmente não é incomum que muitos percam a chance de exercer o seu trabalho, por não conhecer a lei, ou pior não se atentar para os detalhes e requisitos dela. 

Um indeferimento pode colocar o seu sonho em risco.

Por isso é muito importante saber sobre o assunto e estar atento a todos os requisitos do processo, para que não ocorram erros e a perda da chance de trabalhar com o que se ama.

A ajuda de uma profissional da área traz possibilidades que você talvez não saiba!

Pois esta já possui mais intimidade com o assunto de modo que o acompanhamento desta profissional, garantem tranquilidade e assertividade na hora de emigrar.

Além disso, esse profissional possui conhecimentos complementares, como cidadania portuguesa, tudo para garantir uma mudança estável e segura.

6. Considerações Finais

Contratar uma assessoria para revalidar o seu diploma não é um gasto, mas sim uma economia de dinheiro. 

Imagine você ter que arcar com um recurso ou ficar 8 meses sem poder exercer a sua profissão.

Lhe garanto que sairá bem mais barato contratar uma profissional que resolva o seu caso!

Com a assessoria, você irá poupar muito o seu tempo, já que ela irá cuidar de toda a parte burocrática para você, desde a obtenção de documentos até o protocolo do pedido de revalidação. 

Você não vai precisar nem sair de casa.

Isso realmente é o que de maior valor você pode ter, de não precisar se preocupar com tantos procedimentos.

Certamente fazer a própria defesa é um dos maiores índices de indeferimento dos recursos e negativas. 

Pense a respeito! 

0 0 Votos
Classificação do Post
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também pode se interessar por:

  • All
  • Direito Imobiliário
  • Direito Militar
  • Homologação de Sentença Estrangeira
  • Outras áreas de atuação
  • Revalidação de Diploma Estrangeiro
  • Revalidação de Diploma no Exterior
trabalhar como dentista na Itália

1- POR QUE VIVER E TRABALHAR COMO DENTISTA NA ITÁLIA? Todos sabem que a Itália é referência em saúde, educação, segurança e qualidade de vida.  O país atraí profissionais do mundo todo que desejam ter uma carreira mais valorizada e maior qualidade de vida com a sua família, sendo possível equilibrar trabalho e lazer. Isso também é válido para o campo da Odontologia.  Além de haver um vasto…

como ser dentista na italia

Se você é dentista no Brasil e está insatisfeito com as condições de trabalho, segurança e qualidade de vida pode estar se perguntando sobre como ter uma carreira mais valorizada. Mas você sabia que é possível exercer a sua profissão na Itália sem ter que fazer uma nova faculdade para isso? Pois é!  A Itália assim como outros países da Europa possuem muito interesse em profissionais estrangeiros para…

Médico brasileiro recebendo suporte jurídico para exercer a medicina na Itália, simbolizando a transformação de carreira.

Você, médico que se sente frustrado com as condições de trabalho no Brasil, já imaginou um futuro onde suas habilidades são plenamente valorizadas e você pode exercer a medicina na Itália?  A realidade é que muitos profissionais da saúde brasileiros enfrentam desafios sérios, como sobrecarga de trabalho, baixos salários e ambiente estressante. A boa notícia é que há uma solução viável: a Itália, um país que oferece oportunidades…

Prev
123
0
Clique aqui para fazer um comentário nesse post.x
× Como posso te ajudar?